PUBLICIDADE

Continental abre portas de indústria para acadêmicas

Objetivo da multinacional é aproximar a empresa de jovens talentos femininos
Objetivo da multinacional é aproximar a empresa de jovens talentos femininos -

Quatro acadêmicas, de diferentes cursos, foram selecionadas para passar um dia acompanhando as líderes de setores em Ponta Grossa. Projeto incentiva a participação de mulheres na indústria

Quando se ouve o termo “trabalho em indústria automotiva”, para uma relativa parcela da população o inconsciente remete a um ambiente repleto de homens em uma linha de montagem, num trabalho manual, que precisa de esforço físico. É justamente para retirar esse estigma e contribuir com a atração de jovens talentos femininos para o setor que a Continental, multinacional alemã do setor de autopeças, abriu as portas de suas sete unidades no Brasil para estudantes do ensino superior, nesta sexta-feira (9). Trata-se do ‘Conti com Agente’ um projeto internacional, nascido na sede (Alemanha), que chega ao segundo ano, também realizado na fábrica de Ponta Grossa, em que as universitárias passam um dia todo com uma líder de setor, conhecendo as atividades das colaboradas, trocando experiências e interagindo com diversos setores. 

Na unidade da Contitech em Ponta Grossa, quatro acadêmicas, de quatro diferentes cursos, participaram da ação, a segunda neste ano. Entre elas Ruchula Taís Rodrigues, 21, de Campo Largo, estudante de administração na Unopar; a ponta-grossense Cristiane Carvalho da Cruz, 21, estudante de tecnologia em gestão ambiental da Unicesumar; a estudante Janaína Eckermann, 36, do curso de Engenharia Civil e Segurança do Trabalho da Fateb; e Nicolli Karolini Barbosa da Rosa, 21, estudante do curso de engenharia mecânica da UTFPR, nascida em Paranaguá. Elas foram escolhidas entre as mais de 20 inscritas, e estiveram na unidade das 8h às 17 horas. 

“É um evento que visa a valorização dentro do ambiente de trabalho. Temos algumas líderes dentro da Continental que se inscreveram para participar, agindo como uma agente por um dia. E recebem estudantes, que são meninas também, de diversas áreas, que puderam conhecer a rotina de uma funcionária da Continental. A finalidade também é ter mais mulheres trabalhando na empresa”, reforça Edicléia Viana, Consultora de RH (Business Partner), e coordenadora do projeto ‘Conti com Agente’ na unidade Ponta Grossa. Segundo ela, ao chegarem, as acadêmicas foram apresentadas à empresa, e Marcio De Marchi, diretor industrial, reuniu-se com elas, dando dicas profissionais do que precisam ter para trabalhar em uma empresa como a Continental. Elas também conheceram a Gerente de RH, Silvia Santos. Ao final, além da experiência, ganham certificado de horas.

Nicolli afirma que descobriu essa oportunidade na internet, pelo Linkedin, e achou interessante por ter a oportunidade de conhecer pessoas que já estiveram, no passado, na mesma condição que ela está hoje, como estudante. Uma oportunidade enriquecedora. “Me deu mais vontade de trabalhar na indústria. Porque na universidade, eles levam muito a formação para a área de pesquisa, para virar professor ou pesquisador. Então foi importante para eu ver que é possível evoluir muito em uma carreira e como pessoa em uma indústria; passou uma outra visão que eu não tinha”, observa.

Profissional ressalta grande relevância da ação para estudantes

Vanessa Corso, supervisora de vendas da unidade de coxins, foi quem acompanhou Nicolli. Nascida em Santa Catarina, Vanessa morou em Ponta Grossa até 2001, e hoje mora no Estado de São Paulo – ela é alocada na unidade de Itapevi, embora venha duas vezes por mês venha a Ponta Grossa, onde os itens que vende são produzidos. Funcionária da Continental há um ano e meio, é formada em Engenharia Mecatrônica – importante para debater o aspecto técnico com os clientes. Ela avalia o projeto como fantástico, por poder mostrar a empresa por completo e um cenário profissional. “Se eu tivesse com 21 anos, no lugar dela, o que eu gostaria de ver, de saber? Que tivessem me contado o que lá na frente vou descobrir e pensar, ‘nossa, isso é legal e ninguém me falou isso’. Então é bastante importante isso para o estudante, que está começando a ter essa visão profissional”, diz.

Empresa completará 20 anos em Ponta Grossa

A unidade da Continental em Ponta Grossa, a Contitech, foi inaugurada em 1999. Com quase mil funcionários, sendo cerca de 20% mulheres, fabricam diversos produtos para a linha automotiva, como correias automotivas, mangueiras para ar condicionado, coxim para motor, molas pneumáticas (bolsas de ar) e correias transportadoras para mineradoras. O setor de mangueiras é o que agrega o maior número de funcionários, e a empresa trabalha 24h por dia. A sede da Continental é em Hanover, e a empresa possui 244 mil funcionários em 61 países.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE