PUBLICIDADE

Aeroporto fomenta o desenvolvimento da economia de PG

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto fomenta o desenvolvimento da economia de PG
-

Inaugurado no dia 13 de outubro de 2016, o Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, ou ‘Sant’Ana’, como é mais conhecido, completa dois anos de operações comerciais neste sábado. Nesse período, mais de 32 mil passageiros já embarcaram ou desembarcaram dos aviões ATR72 da Azul Linhas Aéreas, que cumpre o trajeto entre Ponta Grossa e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). Hoje, a taxa de ocupação dos voos gira entre 80% e 85%, uma das maiores entre os voos nacionais, números que o Superintendente do Aeroporto, Victor Hugo de Oliveira, usa para justificar os voos comerciais como um sucesso na cidade. 

Tal índice é atingido especialmente porque não se trata apenas de um aeroporto local, mas regional: Oliveira estima que cerca de 50% dos passageiros vem de municípios da região. “São dois anos de atividades, onde percebemos que realmente atende todos os Campos Gerais, e com isso percebemos que é um fator importante para o desenvolvimento da região”, ressalta. Com pessoas que utilizam o aeroporto, seja como ponto de partida ou destino, o comércio da cidade acaba sendo movimentando, fomentando a economia municipal. Diversos passageiros, inclusive, informa Oliveira, embarcam ou desembarcam a trabalho. 

“O aeroporto é um vetor de desenvolvimento, que descomplica a comunicação entre as pessoas, o turismo, os negócios e atrai novos investidores por ser um facilitador”, aponta Paulo Henrique Dalle Carbonare, gestor da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pasta que administra o local. 

Esses voos, realizados quatro vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, além do domingo, pousam sempre às 14h20 e decolam 30 minutos depois. Com a perspectiva da homologação e operação por instrumentos (IFR) até o primeiro trimestre de 2019, a meta será ampliar a oferta de voos, e trazer horários mais propícios aos passageiros. “O IFR é a nossa ‘menina dos olhos’. Quando der certo, eliminamos as alternâncias e voltamos a ter voos diários e trabalhamos com a possibilidade de ter voo que saia 5 ou 6h da manhã e chegar por volta das 19h todos os dias”, completa. 

Os mais de 32 mil passageiros transportados até o momento correspondem a 60% dos pouco mais de 54 mil passageiros que embarcaram ou desembarcaram na cidade desde a reinauguração do aeródromo, no final do primeiro semestre de 2016. A partir de Ponta Grossa, com a Azul, os passageiros podem ter acesso a mais de 100 destinos.

Investimentos em infraestrutura

Para os próximos anos, há projetos de investimentos superiores a R$ 40 milhões. Em um prazo mais curto, no entanto, até o final desse ano, Victor Hugo aponta duas novidades: uma é a inauguração de uma sala de reuniões, voltada para encontros empresariais, e a outra é a instalação de um equipamento de aproximação para aeronaves, cujo investimento será de aproximadamente R$ 300 mil. No primeiro caso, a meta é promover reuniões entre executivos, para negócios. A sala deverá ser disponibilizada já no próximo mês.

Já o segundo é um equipamento instalado em grandes aeroportos, importante para a visualização da pista na aproximação: é o PAPI (Precision Approach Path Indicator), que significa, em português, “Indicador de Precisão do Percurso de Aproximação”. Ele será adquirido através da contrapartida de uma empresa que venceu a licitação para a ocupação de um hangar. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE