PUBLICIDADE

Estiagem na região preocupa produtores de trigo na região

Período sem chuvas faz com que produtores entrem em alerta. Ainda assim, estimativa do Deral aponta para colheita maior que a do ano passado.

Imagem ilustrativa da imagem Estiagem na região preocupa produtores de trigo na região
-

Período sem chuvas faz com que produtores entrem em alerta. Ainda assim, estimativa do Deral aponta para colheita maior que a do ano passado.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou os dados referentes ao plantio das culturas de inverno na região dos Campos Gerais. Em relação ao trigo, apesar de a área de plantio apresentar um recuo de 8% em relação à safra do ano passado, a estimativa é de que sejam colhidos mais toneladas por hectare se comparado a 2017.

A área plantada no ano passado foi de 126 mil hectares, enquanto o ano de 2018 registrou 115,4 mil hectares utilizados para o plantio do trigo. Além disso, a região dos Campos Gerais representava 13% do plantio de trigo em todo o Estado na última safra, enquanto na atual o valor caiu para 11%.

De acordo com o economista do Deral, Luiz Alberto Vantroba, a área plantada em relação ao total paranaense diminuiu porque os produtores de outros pontos do estado optaram por plantar trigo ao invés do milho. “Um dos motivos é porque a incidência de geadas é menor nas outras regiões, então optaram pelo trigo”, conta.

Apesar da área plantada ter diminuído, a estimativa de colheita do Deral por hectare é maior que a do ano passado. Enquanto 2017 fechou a safra de inverno com a colheita de 3,1 toneladas de trigo por hectare, o departamento espera que este ano sejam colhidos 3,5 toneladas por hectare.

No entanto, a estimativa pode baixar caso não haja chuvas nos próximos 15 dias. Vantroba explica que os produtores devem começar a sentir os efeitos da estiagem, que deve refletir diretamente na safra, se o tempo não mudar. “Além da própria irrigação, o tempo seco também faz com que o solo evapore mais rápido a água contida nele, prejudicando o plantio. A germinação foi boa, mas alguns tratos também começam a ser afetados, como a adubação de cobertura que precisa de umidade”, explica. Já são três semanas sem chuvas na região.

 “Até então não havia preocupação e por isso a estimativa ainda é alta. Mas agora a estiagem já começa a preocupar. Se não chover nas próximas duas semanas, com certeza os produtores irão apresentar perdas nas plantações”, conta.

Produção deve ser 3% maior

Os dados do Deral ainda apontam para um aumento na produção de trigo na região, em relação à safra do ano passado. Os números de 2017 fecharam em 392,1 toneladas, enquanto a estimativa para este ano é de colher 403,9 toneladas – com um aumento de 3%. No entanto, a expectativa não leva em conta a continuidade do período de estiagem na região, que pode afetar a colheita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE