PUBLICIDADE

Comércio de Ponta Grossa eleva as vendas em maio

Vendas do comércio varejista em Ponta Grossa permanecem em alta no acumulado de 2018, com incremento de 1,5%

Imagem ilustrativa da imagem Comércio de Ponta Grossa eleva as vendas em maio
-

Mesmo com a greve dos caminhoneiros, o comércio ponta-grossense teve um mês positivo em maio. O crescimento no faturamento das vendas, de 0,9% foi registrado não apenas na comparação com o mês anterior, de abril, mas também em relação a maio de 2017. A informação é da Pesquisa Conjuntural do Comércio, revelada pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fercomércio PR) nesta quarta-feira (11). O crescimento não foi apenas um caso isolado regional: em todo o Paraná houve crescimento, de 1,5%, em média, em relação a abril, e de 3,3% em relação ao mesmo mês de 2017.

Com tal evolução, Ponta Grossa mantém a alta no acumulado do ano, entre janeiro de maio. A média de crescimento real no faturamento está na casa de 1,52%, ainda abaixo da média do estado, que agora chegou a 5,8%. Cabe lembrar que esse incremento é registrado mesmo com os bilhões injetados na economia estadual com o pagamento dos recursos das contas inativas do FGTS.

Em específico no mês de maio, na comparação com o mesmo mês de maio de 2017, os calçados lideraram a alta nas vendas, com alta de 77,2%, seguidos pelas concessionárias automotivas, com alta de 25,1%. Também ficaram positivas as lojas de departamentos, materiais de construção e supermercados. No acumulado do ano, o ranking é quase o mesmo, porém com percentuais diferentes, 43,3% para os calçados e 33,2% para as concessionárias automotivas. A única diferença é que na quarta posição ao invés de materiais de construção aparecem as livrarias e papelarias.

Estado

Conforme a pesquisa, pela greve alguns setores demoraram mais tempo para sentir os efeitos, pois possuíam mercadorias em estoque. Outros tiveram as vendas apenas postergadas e alguns, como o ramo de supermercados (8,71%), tiveram elevação no faturamento no Estado em função da corrida dos consumidores para “estocar” mantimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE