PUBLICIDADE

Faturamento da indústria caiu 16% com a greve

No Paraná, na comparação com abril, as vendas industriais apresentaram redução de 15,17%

Imagem ilustrativa da imagem Faturamento da indústria caiu 16% com a greve
-

O reflexo da greve dos caminhoneiros foi grande na produção industrial estadual e nacional. Números revelados nesta terça-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) mostram que a Utilização da Capacidade Instalada das indústrias brasileiras foi a pior desde 2003. No Paraná, na comparação com abril, as vendas industriais apresentaram redução de 15,17%, somando um percentual de utilização de capacidade instalada de apenas 69%. No Brasil, o faturamento médio real recuou 16,7% em maio em comparação a abril.

“Alguns indicadores industriais vinham se recuperando, ainda que de forma lenta, nos primeiros meses do ano. E a paralisação dos transportes interrompeu este movimento de recuperação”, observa Marcelo Alves, economista da Fiep. Segundo ele, o cenário econômico e político do país também não contribui para a plena recuperação. “A situação econômica e política, provocada pela dificuldade de aprovação das reformas e das medidas necessárias para a retomada do crescimento do país, afastam investimentos”, comenta Alves. 

Segundo o economista, é difícil prever uma mudança de cenário no curto prazo no país. “O que se percebe é que todos estão esperando uma mudança do ambiente político, com a definição do quadro eleitoral, para planejar novos investimentos”, comenta. Alves comenta que os setores que estão vinculados ao mercado externo apresentam melhores desempenho, alguns mantendo um desempenho estável e outros até registrando pequeno crescimento, como automotivo, vestuário, couro e calçados e alimentos.

Segundo o estudo, todos os indicadores registraram queda em maio, algumas bastante expressivas. O faturamento real, por exemplo, recuou 13,8% frente ao mesmo mês de 2017. O acumulado nos primeiros cinco meses deste ano ainda mostra crescimento de 3,1% frente igual período de 2017.

Nível de emprego tem queda

O emprego industrial em todo o País recuou 0,6% em maio na comparação com abril, na série dessazonalizada. A queda é a primeira após sete meses de moderado crescimento e reverte todo o crescimento registrado em 2018. Na comparação com maio de 2017, o emprego aumenta 0,6%. Já na comparação dos cinco primeiros meses deste ano com os mesmos meses do ano passado, esse crescimento é de 0,5%. No Paraná, a queda foi de 0,36%.  As horas trabalhadas e a massa salarial também caíram.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE