PUBLICIDADE

PG abre 457 novas vagas de emprego no 1º trimestre

Números do Caged foram revelados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho

Imagem ilustrativa da imagem PG abre 457 novas vagas de emprego no 1º trimestre
-

O primeiro trimestre de 2018 foi positivo no quesito geração de emprego em Ponta Grossa. Entre janeiro e março foram 457 novas oportunidades criadas, ampliando o estoque de trabalhadores com carteira assinada no município. Somente em março foram 106 novas vagas. As informações foram reveladas nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho, através da divulgação do levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – o Caged. 

A geração de postos de trabalho seguiu as médias nacional e estadual. No Paraná foram 6,5 mil novas oportunidades apenas em março, que compõem as 26 mil no acumulado do ano. Tanto neste mês quanto no primeiro trimestre, Curitiba está à frente na geração, com 1,8 mil postos no mês passado e 5,5 mil em 2018. Cascavel ocupa a segunda colocação, com 1,8 mil no ano e 525 em março. Ponta Grossa ocupa a 16ª posição entre as cidades paranaenses com mais de 30 mil habitantes, tanto na comparação mensal quanto no trimestre.

No mês de março em específico, houve o fechamento de 160 vagas no setor da construção civil, que foi o mais negativo. Foram 271 contratados para 431 demitidos. O outro setor que demitiu foi a administração pública, com 42 baixas. Os outros seis setores ficaram positivos, com destaque para o setor de serviços, que gerou 132 novas oportunidades, a indústria de transformação, com 85, e o comércio, com 80. No acumulado do ano estão mantidos, na ponta, o setor de serviços, com 600 vagas geradas, e a indústria, com 301. No fundo da tabela, a construção civil, com as mesmas 160 demissões. 

Para o Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, é difícil tirar uma conclusão olhando apenas um mês, por algumas sazonalidades. Contudo, lembrou a importância da indústria gerar postos de trabalho, que fomenta outros setores. “O importante é estar positivo, pois o trabalho continua para a atração de novos investimentos”, afirma Carbonare.

Crescimento ocorre em todo país

O fato de Ponta Grossa estar em uma crescente, junto com valores positivos no Estado e no Brasil, mostra que há uma evolução sustentável, como explica Paulo Carbonare. “Isso é muito importante, pois é o reflexo que toda a economia está crescendo”, diz. Esse fato é propício, pois mostra que ‘roda da economia está girando’, propiciando novos investimentos, com a possibilidade de gerar mais oportunidades de trabalho. “Sem dúvidas isso gera mais emprego, e para isso precisamos que não apenas Ponta Grossa venha a crescer. Se todas as regiões se desenvolverem, há um equilíbrio, e a cidade que vem crescendo se destaca ainda mais”, relata.

Números

O Paraná abriu 26.017 vagas com carteira assinada de janeiro a março de 2018. Foi o melhor resultado desde 2014, quando a diferença havia sido de 43.543. Já o Brasil registrou a abertura de 56.151 novos postos de trabalho. Esse valor representa o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE