PUBLICIDADE

​Sementes Batavo estará presente no Show Tecnológico

Evento será realizado nesta quarta-feira e quinta-feira, no Campo Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem ​Sementes Batavo estará presente no Show Tecnológico
-

Quem visitar a 21ª edição do Show Tecnológico de Verão, que acontece dias 21 e 22 de fevereiro em Ponta Grossa, poderá conhecer de perto uma das grandes produtoras do setor. A Sementes Batavo, marca da Frísia Cooperativa Agroindustrial, tem a terceira maior produção do Paraná: são três mil toneladas ao ano, o equivalente a 750 mil sacas. Soja, trigo e aveia estão entre os produtos destinados aos associados da cooperativa e ao mercado.

Iniciado com o objetivo de atender apenas aos cooperados, o setor de sementes trabalha atualmente com uma média de 30 variedades ao ano. As sementes produzidas pela Frísia são fornecidas, principalmente, aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A qualidade das sementes comercializadas define o potencial da produtividade agrícola, por isso, seu manejo passa por um controle rigoroso – estipulado, pela própria cooperativa. É o caso, por exemplo, das sementes de soja da Frísia. “A lei permite que se venda sementes com até 80% do potencial de geminação, a nossa régua de corte é mais alta: entregamos sementes com no mínimo 85%, sempre visando a qualidade”, afirma Antônio Alberto Gomes da Silva, coordenador comercial de Sementes da cooperativa. 

Controle de qualidade

Por se tratar de um processo altamente especializado, a produção de sementes para comercialização envolve cuidados minuciosos que vão do plantio à distribuição, passando pela colheita e pelo beneficiamento. Além da inscrição junto ao Ministério da Agricultura, os campos são frequentemente vistoriados ao longo do ciclo da cultura. Depois da colheita, as sementes passam, ainda, por mais dois pontos de avaliação: na entrega e após o beneficiamento, quando chegam à análise oficial.

 “A lei prevê padrões mínimos para que se considere uma semente, se não atende a esses padrões, ela é ‘descartada’ como grão. Depois do plantio, ela passa por três funis, podendo ser reprovada nesses momentos”, explica Silva, sobre o longo caminho percorrido pela produção. 

Focada em qualidade, a Frísia trabalha apenas com produtores que fazem uso de maquinário adequado. Visando evitar danos mecânicos às sementes, são utilizadas apenas colheitadeiras de rotores. Após a colheita, as variedades são recebidas e processadas sem que haja misturas. A localização estratégica da cooperativa, de temperaturas mais amenas, também colabora para a conservação do poder germinativo e do vigor das sementes durante o armazenamento – período pelo qual passam por constantes análises.

O Evento

O Show Tecnológico de Verão é promovido pela Fundação ABC e conta com o apoio da Frísia, Castrolanda e Capal. O evento reúne público de três mil pessoas, composto de agricultores, agropecuaristas e agrônomos, estudantes e produtoras.

Serviço

Show Tecnológico de Verão

Data: 21 e 22 de fevereiro de 2018

Horário: a partir das 8h

Local: Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa

Entrada gratuita

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE