PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG ficam estáveis em 2017

Números revelados pela Fecomércio nesta quinta-feira mostram reação após três anos de retração entre 2% e 5% na cidade

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do comércio de PG ficam estáveis em 2017
-

As vendas do comércio varejista reagiram em dezembro e mantiveram em uma média estável o faturamento dos empresários no acumulado do ano em Ponta Grossa. Na comparação com dezembro de 2016, as vendas do último mês do ano passado apresentaram um incremento de 3,36%. Com isso, impactaram no acumulado do ano, fazendo com que as vendas de janeiro a dezembro registrassem uma leve queda, de 0,3%, na comparação com 2016. Esse valor se aproximou da média estadual, já que no Estado houve um pequeno incremento, de 0,5% na comparação anual. Os números foram revelados nesta quinta-feira (15) na Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Entre as seis regiões paranaenses pesquisadas, o melhor desempenho foi da região Oeste, onde foi registrada uma alta de 1,95%. Por outro lado o resultado mais negativo foi observado em Maringá, cuja queda foi de 5,53%. A maior região consumidora do Paraná, que é a capital Curitiba e sua região metropolitana fechou o ano com um aumento de 0,96% nas vendas. “Podemos dizer que as vendas ficaram estáveis em Ponta Grossa em 2017, porque não chegamos nem a meio por cento de queda, o que é um bom sinal, pois mostra que a economia está voltando a se recuperar”, avalia o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), José Loureiro Neto.

Ele lembra que o ano começou com seguidas quedas, mas que houve a recuperação. As liberação dos valores das contas inativas do FGTS contribuíram, assim como a geração de novas vagas no mercado de trabalho ponta-grossense foram fundamentais para o resultado – pesquisa do Caged aponta que Ponta Grossa esteve no ranking das 50 cidades que mais geraram novas vagas de emprego no país, totalizando mais de mil. “Tivemos um ano retraído de vendas, e nessa época de fim de ano as pessoas usam o décimo terceiro salário e entram no clima do Natal. Com isso, tivemos uma alta dentro daquilo que esperávamos, entre 3% e 5% nas vendas em dezembro, na comparação com 2016”, completa, lembrando que as lojas voltaram a fazer crediário e facilitaram os parcelamentos.

Pela pesquisa, entre os 12 setores do comércio, cinco deles apresentaram crescimento nas vendas, três apresentaram retração de até 1%, e outras quatro com queda acima da casa dos 3%. Lojas de departamentos lideraram o crescimento nas vendas, na casa de 25%, seguida pelas lojas de calçados, com alta de 9,6% e as lojas de materiais de construção, cujo incremento foi de 8,5%. Por outro lado, a maior queda foi do setor de combustíveis, de 10,4%, muito próximo da média estadual, de queda de 9,7%. O setor de óticas, cine foto e som teve baixa de 6,7% e as farmácias de 5,9%.

Construção civil contribuiu para a reação do comércio

Além do setor de lojas de departamentos, que elevou as vendas em um quarto, a construção civil trouxe grande impacto nas vendas locais. “Quando o setor de materiais de construção vai bem, tudo vai bem, por movimentar a mão de obra”, lembra Loureiro. No Estado do Paraná, Ponta Grossa teve o maior incremento nas vendas de materiais de construção entre as seis regiões avaliadas, na casa dos 8,5%, distante de média estadual, de queda de 1,8%.

O gerente do Balaroti Uvaranas, loja relacionada ao setor, confirma que houve um crescimento nas vendas entre 8% e 10% na cidade, e atribui ao grande desenvolvimento de obras na cidade. “Isso ocorre devido ao crescimento da construção civil na cidade, em residenciais novos, que impulsiona os construtores e clientes a comprarem mais”, assegura Igor Bruno. E acredita que essa mesma média será mantida para 2018.

Resultados Passados

No Paraná, o varejo paranaense fechou o ano com aumento de 0,54% nas vendas. Ainda que tímida, essa elevação de faturamento interrompe a sequência de perdas por dois anos consecutivos. Em 2016 o volume de vendas havia caído 3,08% e em 2015 a baixa foi de 8,79%. Em Ponta Grossa é a quarta baixa seguida, já que as vendas caíram 2,31% em 2016, retraíram 5,4% em 2015 e baixaram 5,7% em 2014.

Setor

Ponta Grossa

Paraná

Lojas de departamentos

25,49%

13,95%

Calçados

9,60%

6,95%

Mat. de construção

8,52%

-1,82%

Auto peças

8,49%

-8,66%

Vestuário e tecidos

2,24%

-2,33%

Livraria e papelaria

-0,77%

-7,87%

Concessionárias de veículos

-0,97%

6,25%

Supermercados

-1,19%

0,76%

Moveis, decor. e utilid. dom.

-3,08%

22,77%

Farmácias

-5,98%

-2,06%

Óticas, cine-foto-som

-6,70%

-2,20%

Combustíveis

-10,41%

-9,73%

Total

-0,32%

0,54%

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE