PUBLICIDADE

Produtores irão ofertar 25 toneladas de uva em Feira

Tradicional Festa da Uva será realizada entre os dias 18 e 21 deste mês no Parque Ambiental

Imagem ilustrativa da imagem Produtores irão ofertar 25 toneladas de uva em Feira
-

Será realizada entre os dias 18 e 21 de janeiro a 35ª edição da Feira da Uva de Ponta Grossa – a Fesuva. A exemplo dos anos anteriores, a feira ocorrerá no Complexo Ambiental Manoel Ribas, em frente à Estação Saudade, com a perspectiva de que sejam comercializados mais de 25 toneladas do fruto. O evento é realizado através de uma parceria da Prefeitura de Ponta Grossa com o Núcleo de Alimentação para Eventos (NAPES) e com o Serviço de Obras Sociais (SOS).

O lançamento oficial da feira está marcado para o dia 16 de janeiro (terça-feira), na Chácara Sozim, enquanto que a abertura oficial ocorrerá dois dias depois, quinta-feira, às 17 horas. Neste ano participarão, com a comercialização da uva, cinco produtores de Ponta Grossa. Conforme já detalhado em reunião, em dezembro, dos produtores com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Vieira, serão vendidas as uvas niágra (rosada e branca) e ‘preta’, com o preço base de R$ 7 o quilo. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 22 horas. 

Produtos derivados da fruta e da agroindústria caseira também serão oferecidos por outros expositores, como de sucos naturais feitos na hora, vinhos, cuques de uva, geleias, massas, mel, derivados de leite, entre outros. “Faremos uma Fesuva com outros atrativos, como agroindústria familiar, artesanato, para que tenhamos um envolvimento bastante forte da população formando melhor os produtores com o intuito de que eles continuem fazendo uma boa produção de uva e, assim, as pessoas se sintam satisfeitas com a qualidade dos produtos ofertados”, revelou o secretário Ivonei Vieira.

Entre os produtores há um otimismo, principalmente pelas condições do fruto neste ano. O sócio-proprietário da Chácara Sozim, Marcelo Sozim, por exemplo, afirma que, no ano passado, eles venderam cerca de 11,5 toneladas de uva. Segundo ele, para este ano, a perspectiva é de comercializar algo parecido a isso, e assim eles irão disponibilizar, de início, em torno de 10 toneladas. “Normalmente nós colhemos a partir do dia 25 de dezembro, então tudo está dentro do esperado. A qualidade está muito boa, com cachos até mais saudáveis e mais bonitos do que no ano anterior. Então se o clima colaborar nos próximos 15 dias, teremos uma excelente qualidade para a feira”, alega.

Chuva traz perdas aos produtores de uva de Ponta Grossa

Embora a qualidade da uva esteja bastante boa, as chuvas constantes registradas desde meados de dezembro afetaram a produtividade. Até o dia 20 estava tudo normal, mas o clima passou a influenciar negativamente e a produção total deverá ser um pouco abaixo do esperado. “Até o início da colheita, tudo estava dentro da normalidade. Esperávamos colher algo parecido com o ano passado. O problema é que nos últimos 15 dias houve um excesso de chuvas, e causou um pouco de perdas, em torno de 5% da produção”, explica. No entanto, isso não chegará a ponto de afetar na feira, não havendo o risco da falta do fruto durante o evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE