PUBLICIDADE

Lojistas aguardam alta nas vendas para contratar temporários

Grande número de empresários em Ponta Grossa deve iniciar nesta semana a contratação de empregados de forma temporária

Imagem ilustrativa da imagem Lojistas aguardam alta nas vendas para contratar temporários
-

Ainda cautelosos em relação ao ritmo de vendas neste ano, lojistas de Ponta Grossa estão aguardando o incremento na movimentação para fazer as contratações temporárias para o fim de ano. Ainda assim, a perspectiva é de que o número de contratados seja inferior ao registrado no ano passado. Em novembro, as contratações foram tímidas, e boa parte dos empresários do setor aguardam o momento mais propício para incrementar o número de funcionários, para suprir a demanda de fim de ano. A perspectiva é de que nesta semana haja um grande volume de inseridos no mercado de trabalho, não só pela injeção do 13º salário, mas também pelo horário estendido de atendimento das lojas. 

“As lojas maiores já contrataram. Mas as outras vão esperar, ver se vai apurar, para daí fazerem as contratações”, resume José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG). “Essas contratações vão ocorrer na hora que todos os vendedores tiveram ocupados atendendo, e tiver cliente esperando”, completa. Ele próprio, que é empresário, informou que pretende fazer contratações temporárias, porém o volume de clientes e vendas ainda não está justificando a contratação extra. 

Para a próxima semana, há um outro agravante: a ampliação nos horários especiais de atendimento do comércio. Nesta semana as lojas do comércio de rua ficam abertas até às 20 horas, mas na próxima, elas terão autorização para funcionar até às 21 horas. “Até as 20 horas é mais tranquilo, mas na próxima semana, há uma exigência diferenciada; para quem vai trabalhar até às 21 horas, há um intervalo para jantar. Aí a empresa precisa de um efetivo maior”, completa. Justamente por esse fato, somado com a circulação do décimo, pago, pelo menos em sua metade, até quinta-feira da semana passada, que deve aquecer as contratações a partir desta semana. 

Joélcio de Miranda, Diretor da Job, agência especializada em recursos humanos e serviços temporários, lembra que no ano passado foram cerca de 750 pessoas contratadas de forma temporária para o comércio. Para este ano, porém, a perspectiva é de que haja um recuo, de aproximadamente 20%, pelo que foi observado e pelas conversas com empresários. “Na comparação com o ano passado, as lojas deverão contratar entre 150 a 200 pessoas a menos. Como o volume de vendas caiu, os empresários deixam para contratar em cima da hora, mas já pegam profissionais qualificados, o que reduz o custo deles”, diz Miranda, lembrando que antes as contratações ocorriam em outubro e as lojas qualificavam os profissionais. 

A Lojas MM já fez todas as contratações, segundo o superintendente Marcio Pauliki, já que houve um treinamento a eles ainda em novembro. Segundo ele, para a Black Friday foram contratados colaboradores por três dias, já pela Reforma Trabalhista, e os que se destacaram foram mantidos. Alguns lojistas, por sua vez, afirmam que optaram por não demitir durante o ano, como algumas outras fizeram para enxugar o efetivo, e com isso têm pessoas suficientes para suprir a demanda do fim de ano, reduzindo o número de contratados de forma temporária. 

Vagas ofertadas pela Agência do Trabalhador deve crescer

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa deverá elevar a oferta de vagas temporárias neste ano, segundo o gerente John Elvis Ramalho. Somente em novembro ele explica que foram quase 50 colocados temporários, número que ele acredita que pode ser repetido agora em dezembro. “Esse ano já está melhor que o ano passado e deveremos abrir mais vagas ainda neste mês. Já foram perto de 50 em novembro e vamos ver se conseguimos esses 50 agora, mas ainda assim eu gostaria que fossem mais”, alega. Segundo ele, em novembro, foram cerca de 300 vagas temporárias oferecidas, entre as safristas, da München e outras do setor de serviços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE