PUBLICIDADE

Empresas que investem em inovação têm alta na receita

Fiep revelou dados regionais das pesquisas realizadas com a ‘Bússola de Inovação e Sustentabilidade’

Imagem ilustrativa da imagem Empresas que investem em inovação têm alta na receita
-

Ponta Grossa sediou, nesta segunda-feira (20), a primeira reunião no interior do Estado para a apresentação dos resultados das pesquisas sobre inovação e sustentabilidade, que envolveu mais de 500 empresas, de mais de 90 municípios paranaenses. Em evento na Casa da Indústria, pela manhã, que reuniu empresários de Ponta Grossa e região, os dados foram apresentados, evidenciando dois pontos em especial: o retorno financeiro dos investimentos em inovação e o destaque da região dos Campos Gerais no campo da sustentabilidade, acima da média estadual. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento dessas áreas nas indústrias, não só na aplicação, mas também no desenvolvimento.

Segundo explicou Augusto Machado, coordenador das pesquisas da ‘Bússola de Inovação’ e ‘Bússola de Sustentabilidade’, foram 24 empresas da região que participaram, sendo 16 de Ponta Grossa; enquanto que de sustentabilidade foram nove na região, sete de Ponta Grossa. Ele informou que todas essas empresas participaram de forma voluntária do levantamento, que se inscreveram para responder aos questionários. “Um dos nossos principais papeis enquanto iniciativa do Sistema Fiep em trabalhar, é desmistificar e tornar tangível o conceito de sustentabilidade. Muitas vezes é ligado ao meio-ambiente, mas trazemos contribuições mostrando que falar em sustentabilidade também é falar em planejamento, gestão de pessoa, produção, consumo consciente”, diz.

A pesquisa aponta que entre as 24 empresas que investiram em inovação, 25% delas ampliaram sua participação de mercado e registraram um aumento de receitas de forma “muito positiva”; 42% delas obtiveram um retorno moderado e 21% tiveram um retorno baixo. Apenas 13% delas não alcançaram o resultado esperado. Quanto à melhora na qualidade dos produtos, 42% das empresas afirmaram um que o resultado foi ‘muito alcançado’. “Se uma empresa investe 5% em inovação, terá um retorno superior a 5%. Para cada real investido, tem um real mais ‘X’ em retorno comprovado.

No quesito sustentabilidade, em todos os oito indicadores avaliados (planejamento e gestão de processos, gestão de pessoas, produção, cadeia de suprimentos e distribuição, consumidores, parcerias institucionais, meio ambiente e engajamento local), em todos eles as empresas da região obtiveram, em média, um desempenho superior à média estadual. “Mas esses números não refletem a realidade da indústria na região, mas das empresas que participaram”, alerta Machado.

Segundo os representantes da FIEP, no entanto, as empresas da região poderiam ser ainda melhores, nos dois setores. “Por isso as empresas precisam participar mais desses estudos, para que as empresas possam crescer junto”, ressalta o diretor da Fiep na região, Darci Miara Junior.

Alegra é referência em sustentabilidade

No quesito inovação e sustentabilidade, a Unidade Industrial de Carnes Alegra, da intercooperação Castrolanda, Capal e Frísia, foi destaque. Segundo Francis Eduardo Grigolo, coordenador do setor de segurança, saúde e meio ambiente da Cooperativa Castrolanda, o conceito de sustentabilidade é levado muito a sério na planta. Processos os quais, inclusive, retornam em lucro. “Nosso frigorífico com concebido com conceito sustentável. Temos ações significativas que nos orgulhamos, como o reuso de água, captação de água da chuva do telhado para sanitários e utilização de biomassa de reflorestamento. Hoje, 98% da energia que usamos vem de fontes renováveis”, indica. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE