PUBLICIDADE

PG abre quase 1,3 mil vagas de emprego em 2017

Em outubro, foram 217 novas vagas. No Paraná, Ponta Grossa é a quinta cidade que mais gerou oportunidades de janeiro e outubro

Imagem ilustrativa da imagem PG abre quase 1,3 mil vagas de emprego em 2017
-

Por mais um mês consecutivo o município de Ponta Grossa registrou mais pessoas admitidas do que desligadas do mercado de trabalho. Informações reveladas nesta segunda-feira (20) através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas pelo Ministério do Trabalho, mostram que 217 novos postos de trabalho foram criados em outubro na cidade. O resultado foi o sétimo melhor entre as 60 maiores cidades do Paraná. Com esse valor, Ponta Grossa correspondeu à geração de 4,5% das vagas de emprego abertas em todo o Estado do Paraná, onde foram criadas 4.749 oportunidades. No Brasil foi registrado o melhor resultado do ano, com um saldo de 76 mil empregos.

No acumulado de 2017, o desempenho de Ponta Grossa em nível estadual é ainda melhor. Neste comparativo das 60 cidades mais populosas, o município ocupa a quinta colocação entre os que mais abriram novas vagas de trabalho, com o acréscimo de 1.283 empregados no estoque de trabalhadores. Entre janeiro e outubro foram 27.002 admitidos contra 25.719 demitidos. Em âmbito estadual, os líderes em geração de emprego são Maringá (2.474 vagas criadas), Pato Branco (2.401), Cascavel (1.997) e São José dos Pinhais (1.692). No outro extremo, as três cidades que mais fecharam vagas foram Londrina (-401), Guaratuba (-560) e Curitiba (-3.950 vagas).

Independente da posição de destaque no ranking estadual, o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, ressalta que quando se trata de emprego, não existe competitividade, mas deve haver um crescimento conjunto na oferta de vagas. “Se o Brasil e o Paraná geram emprego, Ponta Grossa vai continuar ofertando vagas, porque a cadeia da economia acaba ‘puxando’ todo mundo. Mas esses números positivos mostram que, com os investimentos feitos na indústrias, se consegue colher os frutos ao motivar outros setores para o crescimento”, disse, afirmando ficar contente com os números.

Setor de serviços lidera geração de emprego

O setor que segue mais se destacando na cidade é o de serviços. Em outubro, foram 88 novas oportunidades, fazendo que o número de novos empregados com carteira assinada subisse para 1.004 em 2017. A construção civil foi segundo o setor que mais gerou vagas no mês passado (62) e no ano (567), seguida pela indústria (36 em outubro e 175 no ano). “A indústria reverte em empregos no setor de serviços e comércio. Agora é colher frutos desse momento de industrialização e procurar conservar os empresários”, completa Carbonar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE