PUBLICIDADE

Comércio de PG cresce mais de 4% em julho

Vendas do varejo na cidade cresceram acima da média estadual, mas acumulado do ano ainda é negativo. Setores apresentam crescimentos consideráveis.

Imagem ilustrativa da imagem Comércio de PG cresce mais de 4% em julho
-

Vendas do varejo na cidade cresceram acima da média estadual, mas acumulado do ano ainda é negativo. Setores apresentam crescimentos consideráveis.

O comércio de Ponta Grossa seguiu a tendência estadual e fechou o mês de julho com alta nas vendas. De acordo com a pesquisa conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Paraná, o aumento de julho, em comparação com o mês anterior, foi de 4,03%. O valor é superior aos números registrados em todo o Paraná, que fechou em alta de 2,5%.

Entre as seis regiões avaliadas (Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Região Oeste, Ponta Grossa, Sudoeste), Ponta Grossa aparece com o quarto melhor índice do Estado. Com um avanço significativo, a região Sudoeste foi a que apresentou os melhores índices, apresentando um crescimento de 9,95% no período. A maior queda registrada foi na região de Londrina, com retração de 2,71%. Em seguida vem a região de Maringá, com baixa nas vendas de 0,97%.

O segmento com a maior alta registrada entre junho e julho foi o de óticas, cine, foto e som. O setor apresentou um aumento de 60,27% nas vendas. Na sequência, aparecem as livrarias e papelarias, com crescimento de 13,45%. O setor de lojas de departamentos é o terceiro da lista, com 11,19% de aumento entre junho e julho. No sentido contrário, aparecem as lojas de tecido e vestuário, com queda de 15,38% nas vendas do mês. Outro que apresentou números desfavoráveis foram as concessionárias de veículos, com retração de 6,51%.

Os números estaduais apresentaram uma recuperação que, segundo a Fecomércio, foi motivada pelos setores de móveis, decorações e utilidades domésticas (40,02%), lojas de departamentos (32,89%), calçados (9,14%), concessionárias de veículos (5,27%) e vestuário e tecidos (4,68%).

Acumulado do ano ainda é negativo

Apesar da recuperação mensal, os números do acumulado de 2017 ainda são negativos. Ponta Grossa ainda apresenta uma retração de 2,43% entre janeiro a julho, se comparado com o mesmo período do ano passado. No Paraná, os números também são desfavoráveis, registrando queda de 1,32%.

Lojas de departamento sustentam números

No acumulado de janeiro a julho, dois setores apresentaram crescimentos consideráveis em Ponta Grossa se comparados com o mesmo período do ano passado. O de materiais de construção, com 16,14%, e o de Lojas de Departamento, com avanço de 16,32% nas vendas. O aumento foi notado pela gerente da Havan Ponta Grossa, Líria Aparecida de Almeida, que acredita em melhora de até 40% em relação ao ano passado. A liberação do FGTS e as promoções alavancaram as vendas na empresa.

“Não podemos negar que a liberação do FGTS foi um impulso. Mas a empresa está voltada para promoções prorrogadas por até duas semanas. Como tem praticamente uma promoção atrás da outra, isso também ajuda”, afirma. Líria ainda elenca o parcelamento das compras em até dez vezes como motivo do crescimento. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE