PUBLICIDADE

PG apresenta Estação de Tráfego Aéreo do ‘Santana’

Aparelhagem permite redução dos voos alternados – quando aeronaves precisam pousar em Curitiba por conta do clima instável. Operação depende da aprovação de órgãos reguladores.

Imagem ilustrativa da imagem PG apresenta Estação de Tráfego Aéreo do ‘Santana’
-

Aparelhagem permite redução dos voos alternados – quando aeronaves precisam pousar em Curitiba por conta do clima instável. Operação depende da aprovação de órgãos reguladores.

Uma das maiores preocupações de usuários do Aeroporto Santana, em Ponta Grossa, pode estar muito perto de ser solucionada. Representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional apresentam, na terça-feira (12), a estrutura da Estação de Tráfego Aéreo da unidade, que permite aos pilotos realizarem pousos e decolagens através de aparelhos.

Em resumo, a central trará a redução dos voos alternados – quando aeronaves precisam seguir até Curitiba ou outras cidades próximas para realizar pousos com mais segurança, principalmente por conta do clima instável e de características naturais. A apresentação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA) do Santana está marcada para as 10h30.

A ETPA é responsável por passar informações para as aeronaves que estão no ar, apoiando a navegação aérea comunicando mensagens sobre aspectos meteorológicos e de tráfego, por exemplo. Ela permite, por exemplo, que pilotos e equipes de bordo tenham segurança para voar mais baixo na região, garantindo melhores condições de visibilidade no momento da aterrissagem.

A empresa responsável pelas operações em Ponta Grossa será a MVS Logística e Serviços Aeronáuticos, vencedora do pregão realizado no final de junho. Para ter a concessão do serviço, ela deverá pagar um valor mensal à Prefeitura de Ponta Grossa de R$ 1,1 mil. O montante, de acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, será depositado em uma conta exclusiva do aeroporto. Segundo Carbonar, toda a arrecadação de atividades aeroportuárias deve ser investida exclusivamente no aeroporto. Em resumo, a operação da EPTA não gerará gastos para a Prefeitura, somente lucros.

Foram investidos quase R$ 650 mil nos equipamentos e projetos necessários à implantação, homologação e manutenção da estação. O contrato, fechado em março deste ano com a empresa Betel Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos, também prevê a instalação e manutenção de uma estação meteorológica de superfície, estação de comunicação em VHF aeronáutico, carta de visibilidade, entre outros.

Operação aguarda aprovação de órgãos

Para colocar a Estação de Tráfego Aéreo em operação, a Prefeitura de Ponta Grossa aguarda a liberação de órgãos reguladores. Recentemente, uma comitiva de Ponta Grossa esteve em Brasília para negociar a liberação das permissões junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Governo Federal, além de buscar investimentos para a ampliação da pista do aeroporto e do terminal de passageiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE