PUBLICIDADE

Feira pretende fomentar o crescimento do mercado da ovinocultura

Evento reunirá palestrantes internacionais e produtores de todo o Brasil em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Feira pretende fomentar o crescimento do mercado da ovinocultura

Produtores, técnicos e representantes das mais populares raças de ovinos do país estarão reunidos no mês de julho, em Ponta Grossa, para discutir as principais maneiras de fortalecer a cadeia produtiva do setor na região. Além de palestras e leilões, haverá o ranqueamento de animais com juízes homologados pela ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos). As atividades fazem parte da 30ª Fenovinos (Feira Nacional de Ovinos), evento que acontece entre os dias 17 e 22 de julho, no Centro Agropecuário de Ponta Grossa. A realização é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e representantes do setor agropecuário, acadêmico, comercial e industrial de Ponta Grossa

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, a realização da feira têm grande significado para a região, pois credencia Ponta Grossa para promover, nos próximos anos, edições estaduais do evento no Paraná – a Fenovinos Paraná – além de refinar os conhecimentos e técnicas empreendidas pelos produtores da região. “Trabalhamos muito para trazer a Fenovinos para Ponta Grossa e, com isso, poderemos realizar edições nos próximos anos tanto aqui quanto em outras regiões do estado, levando informação e ampliando o mercado”, aponta.

Segundo o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, a intenção é de que o evento se concretize como um marco da ovinocultura na região. “Nossa expectativa é de que essa edição reúna cerca de três mil pessoas, entre técnicos, produtores e público geral, além de contarmos com 700 animais de 40 cabanhas de todo o país. Como nosso foco é direcionado às pessoas ligadas à produção, essa movimentação pode trazer ótimos resultados futuros para a região”, declara.

Desenvolvimento do mercado

Para secretário Ivonei, a Fenovinos também pode contribuir para a consolidação da logística produtiva na região. “É importante criar e fortalecer uma cadeia produtiva eficiente e altamente técnica, que ofereça um produto de qualidade aos consumidores e amplie o mercado para quem produz. Nesse sentido, a feira passa a oferecer conhecimento de empreendimentos em outras regiões, assim como facilita a troca de experiências entre os produtores”, afirma.

O presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, explica que os produtores querem possuir meios para suprir as demandas do mercado. “Temos na nossa região, perto de 20 mil cabeças de ovinos. Hoje, não é uma atividade lucrativa pois não esta inserida em uma cadeia. Justamente por isso, criamos uma cooperativa com 48 interessados em formar um processo produtivo que inicia no melhoramento genético e passa pela criação um abatedouro e a implantação de uma fábrica de ração para baratear os custos. A semente já foi plantada e está dando resultado”, afirma.

Ranqueamento

Para o gerente de produção animal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Izaltino Cordeiro dos Santos, um dos atrativos da Fenovinos é a possibilidade de os produtores participantes apresentarem animais para avaliação e ranqueamento das raças. “Além de leilões e palestras, as principais associações de raças — Santa Inês, Texel, White Dorper, Dorper e Ile de France—farão ranqueamento nacional. Isso gera divulgação do evento, das raças e das associações envolvidas, fomentando o mercado”, explica.

Outro aspecto levantado por Izaltino faz referência à importância e aos critérios levados em conta na avaliação dos animais. “Nas competições, com variações por raças, são analisados itens como a postura, unhas, comprimento do nariz, formação da cabeça, etc. Até mesmo a pisada é levada em conta. Tudo isso é importante para o cabanheiro ter a certeza de que ele está trabalhando em uma linha certa, ligada às tendências. do mercado”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE