PUBLICIDADE

PG gera 294 vagas de emprego e tem o 2º melhor saldo do Paraná em setembro

Entre os oito setores da economia, em sete o saldo foi positivo no mês de setembro. Serviços é o setor que mais gerou vagas

Imagem ilustrativa da imagem PG gera 294 vagas de emprego e tem o 2º melhor saldo do Paraná em setembro

O município de Ponta Grossa destacou-se como um dos que mais gerou vagas de trabalho no mês de setembro entre todas as cidades do Paraná. Números revelados nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, através do levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que o saldo entre trabalhadores admitidos e desligados foi de 294 positivos. É o segundo melhor desempenho no Estado neste mês, atrás apenas de Foz do Iguaçu, onde o saldo foi de 312 vagas.

Cabe destacar que entre as oito subdivisões apresentadas, entre os setores, apenas um foi negativo, o da extrativa mineral, onde três postos de trabalho foram fechados. Entre os sete positivos, os que mais se destacaram foram os setores de serviços (178 trabalhadores inseridos), a indústria (com 70 inseridos), e o comércio (28 positivos). O desempenho municipal segue a tendência de melhora no cenário nacional e recuperação estadual. No Brasil, por exemplo, houve a perda de 39.282 postos de trabalho, valor menor que o registrado em setembro do ano passado, quando foram perdidos 95.602 empregos formais. No Paraná, por sua vez, o saldo ficou positivo neste mês de setembro. São 402 novas vagas geradas, impulsionadas pela criação de 996 postos no comércio, 525 no setor de serviços e 457 na indústria.

“Se analisar que há essas outras cidades grandes com saldo negativo, nota-se que, realmente, por esse ciclo de industrialização e investimentos, Ponta Grossa tem se destacado. Estamos, praticamente, com o saldo positivo em 2016, e retomando os empregos perdidos no passado”, declara o Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar. Ao comprar os números locais com os estaduais, ele repara que as vagas geradas localmente representam quase 70% do saldo do Estado.

Questionado sobre uma possível sazonalidade, em função da proximidade com o final do ano, Carbonar tem uma visão diferente. “Sazonal seria o comércio. Se analisar que, para cada vaga na indústria, gera 3 ou 4 na prestação de serviço, isso pode ser reflexo da própria industrialização” assegura, lembrando que, somando nos últimos dois meses, são quase 200 vagas criadas na indústria.

Saldo ainda é negativo no ano

O resultado deste mês foi positivo, mas ainda não foi capaz de deixar no azul os valores acumulados no ano. De acordo com o relatório, de janeiro a setembro, foram 25.104 desligamentos contra 24.955 admissões, que resultam no fechamento de 149 vagas de emprego no mercado formal. No acumulado dos últimos meses (outubro de 2015 a setembro deste ano), o saldo é ainda mais negativo, já que, nesse período, foram encerrados 1.282 postos de trabalho.

Geração de empregos está positivo na região

Os principais municípios da região dos Campos Gerais seguem um desempenho superior à média estadual. Somando os sete municípios com mais de 30 mil habitantes, o saldo é positivo de 258 vagas no acumulado do ano. Palmeira foi a cidade que mais gerou postos de trabalho, com 359 novas vagas em 2016, seguida por Irati (124), Castro (58) e Prudentópolis. Negativados estão apenas Jaguariaíva (-21), Telêmaco Borba (-139) e Ponta Grossa (-149).

O Quê?
Cidades

Entre as maiores cidades do interior do estado, excetuando Foz, Ponta Grossa foi a única positiva. Maringá fechou 142 vagas, enquanto que Cascavel e Londrina perderam, 263 e 271 postos, respectivamente. Incluindo a capital e região metropolitana, Curitiba perdeu 902 vagas, enquanto que São José dos Pinhais inseriu 117 trabalhadores no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE