PUBLICIDADE

Hackaton Paraná tem vencedores de Ponta Grossa

Equipe vencedora criou um aplicativo para o cidadão que utiliza o transporte público, que dá dicas de itinerários

Imagem ilustrativa da imagem Hackaton Paraná tem vencedores de Ponta Grossa

Uma equipe formada por jovens de Ponta Grossa e Curitiba venceu o Hackathon Paraná 2016, organizado pelo governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade). A maratona, que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de outubro, em Curitiba, incluiu a programação e desenvolvimento de software e projetos digitais inovadores para questões relacionadas ao desenvolvimento urbano nas temáticas “Transporte Público” e “Obras Públicas”.

A Caps, equipe vencedora, criou um aplicativo em que o cidadão que utiliza o transporte público conversa com um robô, na figura de uma capivara. Esta lhe indica como pode chegar a um determinado local pelos itinerários estabelecidos. De forma casual e impessoal, a conversa ocorre em uma espécie de “chat” com a capivara, que dá dicas, inclusive alertando sobre condições do tempo.

Na equipe estavam Bruno Vieira de Lima e Daniel Gustavo Veiga, ambos de Ponta Grossa, Ana Bittencourt Vidigal e Ian Cheberle, de Curitiba. Um dos integrantes, Bruno Vieira - que trabalha como vendedor de automação residencial, conta que o gosto por desenvolver ideias não é recente. “Tenho características de empreendedor e há pouco tempo também venci o Startup Weekend, realizado em Ponta Grossa”, comenta. Para ele, o entrosamento da equipe formada no Hackathon Paraná 2016 foi fundamental para o resultado obtido. “Eu e o Daniel já tínhamos a ideia do que faríamos e a sinergia com os demais integrantes da equipe foi fundamental para o resultado”, diz.

Para o coordenador do Projeto Startup do Sebrae/PR, Rafael Tortato, o Hackathon Paraná 2016 reforça o engajamento de jovens que aplicam seus conhecimentos e competências focados na coletividade, com soluções pensadas nos problemas diários enfrentados pela sociedade. Segundo ele, o Sebrae/PR está trabalhando na potencialização de projetos de startups em todo o Estado por meio dos programas de pré-aceleração.

A consultora do Sebrae, em Ponta Grossa, Thaíse Amaral Orita, acredita que o resultado do Hackathon Paraná 2016, com vencedores da cidade, reforça o objetivo de incentivar o espírito empreendedor nos jovens. “Tanto o Daniel quanto o Bruno participaram do StartSe, programa de pré-aceleração de startups em Ponta Grossa. É gratificante constatar que grandes ideias também estão partindo de jovens do interior do Estado”, pontua.

Premiação

Todos os integrantes da Caps receberam troféus, diploma de vencedor do Hackathon Paraná 2016 e voucher de treinamento Centro Europeu, que possibilita escolher um curso de acordo com a área de interesse de cada um. Os vencedores do Hackathon Paraná poderão dar continuidade ao projeto desenvolvido durante o evento e poderão ganhar uma vaga para participar do programa de mentorias para startups da UniStart. Além disto, podem receber a concessão de créditos de até 120 mil dólares, em um ano, para consumo de tecnologia IBM

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE