PUBLICIDADE

Wosgrau e Aliel Machado no mesmo palanque em 2016?

Alguém imagina que o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) e o deputado federal Aliel Machado (Rede) podem estar no mesmo palanque em 2016? Se não imagina, talvez seja bom começar a imaginar. Os dois tiveram um encontro no último final semana, em Ponta Grossa, e conversaram por mais de três horas. Da conversa, ao que se sabe, não saiu nenhum definição concreta acerca de possíveis alianças visando a sucessão do Palácio da Ronda. Nenhuma definição, porém, muitas elucubrações e projeções de cenários de agrupamento das forças políticas e partidárias da cidade.

Wosgrau é direta. Sempre foi. É uma das principais e mais expressivas lideranças tucanas de Ponta Grossa. Amigo pessoal do governador e companheiro de partido, Beto Richa. Parceiro político de longa data do deputado estadual Plauto Miró Guimarães, líder do DEM. Já Aliel, em princípio, a antítese de Wosgrau. Esquerdista. Recém-saído do Partido Comunista do Brasil. Com muitos padrinhos ligados ao Partido dos Trabalhadores. E isso não é segredo para ninguém...

Por que ambos se sentariam à mesma para discutir eleições? Esse é um fato importante e, certamente, instigador de muitas reflexões. Sobretudo porque coincide com o anúncio do único vereador do PSDB em Ponta Grossa, Daniel Milla, de rompimento político com o prefeito Marcelo Rangel (PPS). Na última segunda-feira, Milla subiu à tribuna da Câmara e foi categórico ao dizer que, como único tucano com mandato político na cidade, fará o que estiver ao seu alcance para que o PSDB não apoie a reeleição de Rangel.

Milla x Rangel
O vereador defende a tese de candidatura própria do PSDB ao Palácio da Ronda. Chegou inclusive a colocar o seu nome à disposição do partido para a disputa do cargo de prefeito. Milla e Rangel não conversam pessoalmente há meses. E os estremecimento da relação entre ambos teve o seu ápice há cerca de um mês quando o prefeito determinou a exoneração de quatro ocupantes de cargos comissionados no governo. Todos eram indicados de Milla, que ficou sabendo da exoneração apenas pelo Diário Oficial.

Sentindo-se desprestigiado, o vereador deixou a bancada governista na Câmara para assumir uma postura independente. O seu posicionamento, neste momento, não converge com a postura de Beto Richa, que ainda é um aliado de Rangel. Mas, para muitos, Milla estaria apenas antecipando-se a uma situação que pode vir a se configurar de maneira mais ampla durante as eleições municipais. Há quem aposte num acerto político de Rangel com o grupo de Ratinho Junior, do PSC, para a disputa da reeleição, com a restrição de espaço para outros partidos, e rompimento com PSDB e DEM.

Neste caso, tucanos e democratas ficariam livres para seguir dois possíveis caminhos: 1) apoiar a candidatura de Aliel Machado (Rede) ou Márcio Pauliki (PDT) à Prefeitura; ou 2) lançar candidato próprio ao Palácio da Ronda. Será que essas conjecturas tem a ver com a conversa de Wosgrau com Aliel no final de semana e com o lançamento da pré-candidatura de Milla a prefeito na segunda-feira passada?

Abafadonas...

***Pelo jeito o bicho vai pegar na disputa pela presidência da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Ponta Grossa. O racha entre o atual vice-presidente, Carlos Gustavo Horst, que anunciou candidatura à presidência pela chapa OAB Democrática; e o atual presidente, Edmilson Schiebelbein, que deixa a ‘OAB Democrática’ para se apresentar pela chapa “OAB Unida”, promete dar o que falar. Antes amigos, agora concorrentes... O fato pegou de surpresa muita gente, que não imagina que as divergências internas na diretoria da entidade tinham chegado a este nível. Outro fato a ser registrado é que a tradicional chapa XI de Agosto ficou de fora da disputa... Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos!

***E o tal “Esqueleto” finalmente está atrás das grades. Para quem não se recorda, “Esqueleto” é a alcunha que foi dada ao ex-servidor municipal Rodrigo Pires, 35 anos, acusado de ter desviado cerca de R$ 2,5 milhões dos cofres da Câmara de Ponta Grossa, no período entre foi assessor de contabilidade, entre 2004 e janeiro de 2009. Ele estava foragido e pois preso ontem em um apartamento localizado na Rua 272, na Meia Praia, em Itapema, Santa Catarina. Desfecho de uma novela antiga da política local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DESTAQUES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE