PUBLICIDADE

Assalto aos gendarmes municipais

Imagem ilustrativa da imagem Assalto aos gendarmes municipais

Por Marcos Lins Condolo

                Nunca é bastante afirmar que a violência e a criminalidade integra o rol dos grandes problemas brasileiros, afetando sensivelmente a vida cotidiana e também, mudando a forma de agir e pensar do cidadão. Tanto é verdade que o novo governo central apresentou recentemente ao Congresso Nacional, o projeto de lei intitulado Anticrime, da lavra do impoluto Ministro da Justiça, que trata de medidas contra a corrupção, crime organizado e os crimes praticados com grave violência à pessoa.

                Mas, há que se considerar que a segurança pública, ao contrário do que muita gente pensa, não está aprisionada em fórmulas ou em soluções simplistas, que muitas vezes são utilizadas como mera propaganda de governo, sem qualquer aplicabilidade factível ou análise de conjuntura. Vide o programa denominado “Paraná Seguro”, que permaneceu vigente até o ano passado em nosso Estado.

                Paralelamente, por força de mandamento constitucional, as instituições públicas, inclusive as policiais, tendo buscado atingir a eficiência no desenvolvimento de suas ações. Assim, no campo da segurança pública, existem diversos fatores que contribuem para a eficiência e eficácia da atividade policial, dentre os quais, a Instrução, o Adestramento e o Aprestamento do pessoal.

                Especificamente em relação ao adestramento do pessoal, sua função é exercitar periodicamente o operador de segurança pública, seja individualmente ou em equipe, a fim de desenvolver habilidades necessárias para o fiel cumprimento da missão – a almejada segurança e tranquilidade social - uma vez que, ações desastrosas causam descrédito e irreparáveis prejuízos à sociedade.  

                Sob esta ótica, chamamos a atenção para o episódio ocorrido em terras princesinas, onde fomos surpreendidos com a notícia de que guardas municipais teriam sido vítimas de crime de roubo, na última sexta-feira, nas proximidades do shopping center. Segundo foi divulgado na imprensa, “suspeitos abordaram uma viatura oficial da guarda e roubaram o armamento da guarnição; nenhum agente de segurança foi ferido durante o assalto”.

                Pois bem, segundo os princípios que norteiam a prática do Policiamento Ostensivo, que atualmente também é desenvolvido pelos gendarmes municipais, a atitude expectante e vigilante da guarnição é fundamental para a preservação da Ordem Pública. Isto se dá através da ação de presença, capaz de levar à comunidade a sensação de segurança.

                Do evento em consideração, não se sabe exatamente as circunstâncias que envolveu a ação marginal, mas foi divulgado que houve rendição dos agentes, o que denota, a primeira vista, a necessidade premente de submeter o pessoal a um cuidadoso ciclo de instrução, adestramento e aprestamento, pois, segurança pública não se resume tão somente a instalação de equipamentos de monitoramento eletrônico, mas investimento maciço no capital humano posto a serviço da população.

Marcos Lins Condolo é colaborador do Jornal da Manhã

Marcos Lins Condolo – Colaborador

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE