PUBLICIDADE

Oportunismos políticos?

Imagem ilustrativa da imagem Oportunismos políticos?

Por Isonel Sandino Meneguzzo

                Certamente, muitos de nossos gestores públicos (políticos) não sabem definir o que é política, esquerda e direita, enquanto ideologias político-partidárias. Palavras estas que estão em evidência nos últimos anos em nosso país e deveriam ser claramente compreendidas.

                Diante deste breve contexto, lembro ao leitor uma série de políticas adotadas nos últimos anos: em nível nacional o bolsa família e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e em nível estadual, o programa leite das crianças e luz fraterna. É possível notar que várias destas políticas são amplamente criticadas por parte da elite brasileira e paranaense, caracterizando-se como assistencialistas e enquadradas como políticas de esquerda.

                Porém, há que se elucidar alguns fatos atinentes à elas: O programa bolsa família é fruto da unificação de outras bolsas criadas na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tido como neoliberal e de direita e unificadas no governo do ex-presidente Lula (PT) e tido como comunista e de esquerda. Já o PIBID foi criado na gestão do ex-presidente Lula e agora terá continuidade na gestão do governo Temer (PMDB). Já os programas estaduais paranaenses foram criados na gestão do ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB) e tiveram continuidade nos oitos anos de gestão do governo Richa (PSDB).

                Assim, cabem alguns questionamentos que suscitam uma reflexão profunda: Será que estas políticas são realmente assistencialistas? Se sim, porque governos ditos de direita (com amplo apoio das elites oligárquico-rurais e dos capitalistas urbanos) não rompem com elas? Isto não sugere um oportunismo político? Relembro ao leitor que nos últimos tempos, parte da mídia refere-se às pessoas que recebem o benefício do bolsa família como "pão com mortadela", de forma claramente pejorativa. "Ora bolas", então, acabem com elas e criem empregos, afinal, vocês detêm os meios de produção, seja no campo ou na cidade.

                Desta forma, como podemos pensar em esquerda e direita se as mesmas práticas se repetem em governos que em tese seriam diametralmente opostos? As ideologias realmente existem ou o que existem são oportunismos políticos, interesses pessoais e de pequenos grupos que visam apenas arrebanhar votos e se (re)eleger?

Isonel Sandino Meneguzzo é Professor - [email protected]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE