PUBLICIDADE

Lago de Olarias, uma obra essencial

Imagem ilustrativa da imagem Lago de Olarias, uma obra essencial

Por Péricles de Holleben Mello

Em todas as campanhas eleitorais que concorri ao cargo de prefeito de Ponta Grossa, desde 1996, o Lago de Olarias mereceu espaço central em minhas propostas. Isso porque sua construção afeta positivamente muitas áreas da administração, como saneamento, meio ambiente, saúde, educação, além do impacto decisivo na estrutura viária da cidade.

O Lago de Olarias faz parte de um projeto maior, chamado Sistema Ponta Grossa, que inclui vários lagos. Um exemplo é o Parque Madureira, obra que realizei quando fui prefeito e que mostra o que é possível fazer em outras áreas.

O sonho do Lago de Olarias começou a se tornar realidade em meados dos anos 1980. Como professor de hidrologia do Departamento de Geociências da UEPG, vi o projeto tomar corpo no Núcleo de Estudos de Meio Ambiente (Nucleam) através dos esforços dos professores Joel Larocca, Carlos Hugo Rocha, Luiz Augusto Dietrich, Luiz Carlos Godoi, Rosemeri Segecin Moro, Olivia Mara Savi Busch, dentre outros.

Quando assumi a Prefeitura, há 17 anos, fiz algumas obras essenciais para a consecução do Lago de Olarias. Primeiramente, a Prefeitura adquiriu, através de leilão, um terreno no qual fiz o loteamento Estrela do Lago, destinado à classe média, e abriguei famílias de baixa renda que ocupavam áreas de risco que seriam destinadas à obra; também fizemos a limpeza da área e a licitação para o início das obras. A empresa vencedora fez o vertedouro, a primeira barragem e, aproximadamente, 12% do total dos gabiões.

Infelizmente, não me reelegi e o prefeito Pedro Wosgrau não considerou o projeto como prioridade. Só agora, a obra foi retomada pelo prefeito Marcelo Rangel, iniciativa que merece todo nosso apoio.

Mesmo assim, independente de qualquer disposição política dos administradores da cidade, nos meus três últimos mandatos como deputado estadual destinei anualmente emendas ao orçamento do Estado contemplando o projeto. Em 2017, fui o único parlamentar que indicou recursos para a obra.  Nessa iniciativa, fui apoiado pelos deputados Plauto Miró e Márcio Pauliki. É necessário salientar, no entanto, que a liberação dos recursos não depende dos deputados, mas de decisão do Poder Executivo.

Feita essa breve explanação sobre a história do projeto, é preciso dizer que o Lago de Olarias não é somente uma obra de paisagismo e de lazer. É, antes de tudo, uma obra hidrológica que irá resolver eventuais problemas de enchentes do Arroio de Olarias.

Além disso, tem grande impacto ambiental, pois, ao desnudar a má destinação dos resíduos vai conscientizar as pessoas e o Poder Público para tratar esse problema. Depois de finalizado o Lago de Olarias, a Prefeitura poderá se voltar a outros projetos dentro do Sistema Ponta Grossa, como o Lago do Arroio da Ronda e do Arroio da Universidade.

É sabido que a Avenida Carlos Cavalcanti, a principal ligação do Centro com o Bairro de Uvaranas, está cada vez mais saturada. Nesse sentido, o Lago também será excelente alternativa de ligação viária, beneficiando igualmente os bairros de Olarias e Oficinas.

Para completar, a cidade vai ganhar um belíssimo espaço de lazer e recreação, fruto de um projeto paisagístico minucioso e bem pensado, tornando o local um ponto turístico para apreciação de todos que vivem aqui ou que visitarem nossa cidade.

Péricles de Holleben Mello é Deputado Estadual e ex-prefeito de Ponta Grossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE