PUBLICIDADE

Chegou a hora de voltar às aulas

Imagem ilustrativa da imagem Chegou a hora de voltar às aulas

Por Esther Cristina Pereira

Chegamos ao momento de iniciar mais um ano letivo. É hora de ajudar nossos pequenos a deixar de lado a diversão das férias para focar nos estudos. Durante esse período, é normal que os sentimentos deles pareçam contraditórios. Eles estão felizes para rever os amigos, os professores e começar uma nova etapa ao mesmo tempo em que ficam tristes pelo fim da temporada de descanso.

Nossa missão como pais neste momento é deixar perceptível para nossos filhos que o início das aulas é um acontecimento que ocorrerá incontáveis vezes em sua vida, mas que a cada ano os sentimentos e expectativas serão renovados.

Ir para a escola é uma das etapas mais importantes na vida dos pequenos, pois é nesse ambiente que eles aprenderão não só os conceitos teóricos e básicos como também a conviver com outras crianças e as maneiras de se comportar em um grupo.

Alguns dias antes do início das aulas, é preciso começar a preparar as crianças para a volta da rotina escolar. Com atitudes simples, os pais podem auxiliar as crianças nesse processo. Sugiro que separem e organizem o material escolar previamente. Essa é uma tarefa divertida que pode aproximar ainda mais você dos pequenos. Que tal ajudá-los a fazer uma limpeza nos itens que deixaram de ser usados com o passar do tempo? Esses materiais poderão ser doados a quem precisa e não tem condições de comprar materiais novos.

Outra dica é conversar com as crianças para que tentem ir dormir uma hora mais cedo e acordem antes também. É comum que durante as férias os horários tenham ficado mais livres, no entanto, é necessário fazer com que o organismo deles se ajuste aos novos horários de forma gradual, sem prejuízos ao seu rendimento escolar futuro.

Se o seu filho tem dificuldade com alguma disciplina, vocês podem planejar os estudos do novo ano. O ideal é marcar as datas importantes, semanas de provas e conteúdo que ele precisa se dedicar mais. É sempre bom lembrar que pais que participam ativamente da vida escolar dos filhos criam seres humanos mais confiantes e determinados.

Por último, converse com os pequenos antes das aulas começarem. É fundamental que eles se sintam apoiados pelos pais quando chegarem na escola. Muitas vezes a mudança de ambiente e as pessoas novas podem deixá-lo tímido e introvertido. Uma boa conversa nesse momento pode fazer a diferença.

Espero que essas dicas sejam úteis e que as crianças aproveitem esse ano de 2018 para galgar mais um passo a fim de atingir os objetivos traçados.

Esther Cristina Pereira é psicopedagoga, diretora da Escola Atuação e presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE