PUBLICIDADE

Um 2018 de volta a 1989

Imagem ilustrativa da imagem Um 2018 de volta a 1989

Por Clodoaldo Anderson Ribeiro e João Lucas Zadra

 Durante muito tempo, nos escrutínios presidenciais da Nova República, era recorrente entre os analistas políticos a afirmação de que “toda eleição era única e muito diferente das ocorridas anteriormente”.

O pleito de 1989 foi singular por conta de ser a primeira eleição solteira onde só se votou para presidente, O Plano Real deu novo sentido às eleições de 1994 e em 1998, foi incluída a possibilidade de reeleição. Em 2002, havia um sentimento de certeza de que a oposição sairia vencedora ao passo que  o mensalão assombrou o processo eleitoral de 2006 tornando impossível determinar quem seria o eleito até 2 semanas antes do segundo turno. A grande popularidade de Lula permitiu a invenção e a transferência de votos para Dilma, algo que inédito desde 45 quando Getúlio Vargas elegeu Eurico Gaspar Dutra  seu sucessor.

Por sua vez, 2014 guardou semelhança com 1998, se Dilma se reelegeu postergando problemas na economia - deixando os ajustes para o ano seguinte - FHC, que mantinha o câmbio supervalorizado ao custo da queima das reservas internacionais, deixou seu ajuste apenas para 1999, com a desvalorização cambial pondo fim à primeira fase do plano real.

Sendo assim, chegamos a um 2018 que até aqui é muito semelhante com a transição de 1989, vejamos os porquês:

I -a impopularidade do presidente em exercício: Sarney apresentava índices baixíssimos de popularidade que só vieram a ser superados pelo atual presidente Temer (que também é do PMDB) tornando-o completamente incapaz de influenciar no pleito que decidiria seu sucessor, todos os principais candidatos apresentavam-se como oposição ao governo;

II -a crise econômica e social: O desemprego era baixo, mas a inflação era altíssima saindo de 30% ao mês no começo da campanha e chegando a 84% no mês da posse do candidato eleito. Em 2018, teremos a informalidade e o desemprego como principais elementos de crise social.

III–DeLula a Brizola: De certa maneira, Lula pode ser comparado com o falecido pedetista. Brizola era cogitado ao cargo desde as eleições de 1965 - que nunca aconteceram - e de volta do exílio, já eleito governador do Rio, seu partido o oficializou como candidato em 1983, ou seja, seu nome era ventilado como proposta já havia 6 anos. Já Lula paira sobre o espectro político nacional desde que elegeu sua sucessora em 2010. Tornando impossível qualquer debate sobre o futuro da presidência sem a menção ao seu nome.

IV–Do PMDB ao PSDB:a divisão no principal partido da época também era evidente, Ulysses Guimarães era o candidato oficial pelo PMDB, entretanto a base pmdebista preferiu apoiar Collor e Covas. Neste aspecto, a desunião do PMDB de 1989 assemelha-se muito ao PSDB de 2017, apontando que será muito difícil para o candidato tucano, contar com a coesão daquele que é um dos maiores e organizados partidos do país.

V - O anseio pelo "novo": em 1989 o outsider construído pela mídia foi Collor. Para 2018 já se fala no apresentador Luciano Huck, uma vez que Dória cada vez mais se inviabiliza para o pleito, seja pela falta de resultados concretos à frente da prefeitura de São Paulo, seja pelo infame episódio da ração humana (farinata). Assim, o lugar do "Novo" continua, de certa forma, ocupado por Bolsonaro.

VI - Eleição pulverizada: em 1989 foram 7 postulantes expressivos e 22 no total, em 2018 serão entre 6 e 8 com expressão e um número ainda incalculável de aventureiros.

VII -Ponto de viragem: da mesma maneira que o projeto eleito em 1989, uma onda neoliberal que seguiu hegemônica até 2002, tudo indica que as eleições de 2018 definirão o rumo que o país seguirá pelos próximos 20 anos. Em 1989 foi a agenda neoliberal, em 2018 será o "neoliberalismo tardio" expresso na continuidade da PEC dos gastos e o desmantelamento do Estado que será necessário para permanecer dentro dessa regra.

Diante deste cenário, parece cada vez mais certo que em 2018 como em 1989 o país “cruzará o Rubicão”. Como disse um ambicioso político em um ponto de virada da Roma Antiga: “A sorte está lançada”.

Clodoaldo Anderson Ribeiro, graduado em história e graduando em economia pela UEPG. João Lucas Zadra, advogado, especialista em sociologia política pela UFPR e pós graduando em gestão pública pela UEPG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE