PUBLICIDADE

O esporte também é política

Imagem ilustrativa da imagem O esporte também é política

Por Rudolf ‘Polaco’ Christensen

Nas últimas semanas, Ponta Grossa tem experimentado o fenômeno da Liga Nacional de Vôlei. Com o Caramuru mandado os jogos na Arena Multiuso, localizada na Avenida dos Vereadores, a cidade tem vivido uma atmosfera diferenciada com a presença, inclusive, de campeões olímpicos e mundiais. Esse cenário de valorização do esporte dá ainda mais destaque para a importância da formação de novos atletas.

Na semana anterior, o prefeito Marcelo Rangel confirmou a implementação do projeto Gibinha, iniciativa do atleta multicampeão Giba que promove a inserção de crianças carentes no mundo do esporte. Eu e o presidente da Fundação de Esportes, Marco Macedo, já havíamos visitado as atividades do projeto, em Araucária (PR), e desenvolvemos as tratativas iniciais para que o Gibinha também fosse implementado para as crianças em Ponta Grossa.

Além do caráter social do projeto (o esporte é ferramenta fundamental no combate ao uso de drogas, por exemplo), a iniciativa também tem uma importância vital na formação de novos talentos. Incentivar a prática do esporte, seja ele o voleibol ou qualquer outra atividade, é uma ação que não só contribui com uma sociedade mais justa, como também promove a revelação de novos talentos.

O investimento em projetos de base é uma prática que, em alguns anos, deve trazer bons frutos. Além de aplaudirmos de pé campeões como Giba, Lucarelli e Wallace, em um futuro breve também poderemos ver jogadores de alto nível revelados aqui na cidade e oriundos de comunidades ponta-grossenses. Indiscutivelmente o esporte é uma prática que coíbe outros males sociais e, de quebra, revela talentos adormecidos nos mais variados locais.

A cooperação entre forças políticas fez com que, após muitos anos, Ponta Grossa passasse a contar com uma política pública efetiva para o esporte. O primeiro passo foi dado no vôlei, mas ainda precisamos fazer o mesmo no futebol, nas artes marciais e nas mais diferentes modalidades esportivas. Investir no esporte representa diminuir os gastos públicos com repressão no setor de segurança e também com cuidados médicos na saúde à longo prazo.

O investimento no esporte deva fazer parte de uma política pública estabelecida que, além de propiciar o acesso às atividades de desporto, também possa servir como ferramenta de inserção social. Não são raras as histórias de pessoas que conviveram com cenários socialmente adversos - como o crime, por exemplo - e encontraram em um esporte, seja ele qual for, um caminho de sucesso e prosperidade.

O acesso a atividades recreativas e de desporto é um direito previsto na Constituição Federal e que nós, vereadores, temos como obrigação fazer valer nas unidades municipais. Me sinto orgulhoso de ter contribuído de alguma forma com a implementação do projeto Gibinha e de uma política pública efetiva de incentivo ao esporte. Em alguns anos, veremos novos astros do vôlei surgindo também aqui em Ponta Grossa, enchendo ainda mais de orgulho aqueles que vivem aqui.

Rudolf ‘Polaco’ Christensen, vereador eleito pelo PPS e líder do Governo na Câmara Municipal de Ponta Grossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE