PUBLICIDADE

Toque de recolher em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Toque de recolher em Ponta Grossa

Por Marcos Lins Condolo

Percebe-se claramente que os índices de violência no Brasil, nas últimas décadas, têm crescido vertiginosamente, tomando a atenção da grande mídia e pior, desvendando a face perversa e cruel da criminalidade, inclusive no interior das penitenciárias (veja-se as rebeliões sangrentas ocorridas recentemente no norte e nordeste brasileiro).  

Particularmente em nosso município, ações criminosas que, desde então, estavam circunscritas apenas aos grandes centros urbanos, tais como, sequestros relâmpagos, arrastões em estabelecimentos comerciais, latrocínios, roubos à residência, passaram a fazer parte do cotidiano e da realidade dos pontagrossenses.

Na última sexta-feira recebemos, de forma estarrecedora, a notícia que circulou nas redes sociais, onde determinada facção criminosa que possui ramificação em todo país, iria vingar a morte de um indivíduo celerado que entrou em confronto com a polícia no dia anterior. Evidentemente que o boato ganhou ampla e irrestrita repercussão, principalmente em meio a juventude princesina. Ao que se sabe naquela ocasião, que muitos podem chamar de “Noite do Crime”, o movimento e a circulação de pessoas em casas de diversão, bares e estabelecimentos do gênero, sofreu sensível queda.

Muito embora não devemos menosprezar a atuação eficiente dos órgãos de segurança local, inquestionavelmente vivemos numa época em que, ao lado dos grandes escândalos que envolvem a política nacional, tem-se a impressão de que o brasileiro está perdendo gradativamente sua cidadania. Explico, outrora podíamos nos dirigir tranquilamente a um caixa eletrônico, fixado em qualquer estabelecimento comercial (farmácia, mercados), aos moldes de qualquer país civilizado. Atualmente, não dispomos mais desta possibilidade, pois, com medo de ações delituosas, os bancos recolheram seus caixas eletrônicos daqueles estabelecimentos. Pior, limitaram até o acesso do cliente nas instituições bancárias, fora do horário comercial. Seguindo o mesmo raciocínio, o brasileiro tem frequentemente seus direitos fundamentais aviltados, onde muitas vezes o próprio Estado (União, Estado e Município) passa a ser o algoz do cidadão.

Agora, envoltos nesta síndrome da violência urbana, gerada pela contínua atuação da criminalidade, que ostenta e se utiliza (com exclusividade) de uma diversidade de armas; resta ao cidadão de bem, que quer e precisa manter esta condição, em homenagem ao Estado Democrático de Direito, criar rotinas e comportamentos que acabam limitando o seu direito sagrado de “ir e vir”, acatando, mesmo inconscientemente, o “toque de recolher da bandidagem”.

Marcos Lins Condolo  é colaborador JM

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE