PUBLICIDADE

Hora de inovação nas empresas

Artigo escrito por Vanderlei Salvador Bagnato destaca ambiente de corporações

Imagem ilustrativa da imagem Hora de inovação nas empresas

Artigo escrito por Vanderlei Salvador Bagnato destaca ambiente de corporações

A inovação é essencial para qualquer nação preocupada em promover a riqueza e novas oportunidades de negócios.  Criar um ambiente que estimule as corporações na busca de novos produtos e serviços deve fazer parte da política pública federal, independente do governo vigente. Por outro lado, as empresas têm na Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) uma ferramenta indispensável para superar desafios, enfrentar crises e conquistar novos mercados. 

Nos momentos de crise alcançamos alternativas para melhorar e criar novos produtos, serviços ou processos com o propósito de ganhos de produtividade. E são exatamente nesses períodos que não podemos relegar os investimentos em inovação para um segundo plano. Muito pelo contrário, devemos acelerar e conquistar espaços. O Brasil tem um longo caminho pela frente para competir com equilíbrio com outras nações. Ainda investimos cerca de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em P&D. Enquanto isso, os Estados Unidos aplicam no setor recursos na ordem de 2,5% do seu PIB e a Coréia do Sul alcança 4%.

Por outro lado, dispomos de importantes instituições de referência internacional, com competência no desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, uma boa infraestrutura e recursos humanos brilhantes, que são essenciais nesse processo e podem contribuir para mudar esse panorama. Segundo dados da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), o país dispõe hoje de 94 projetos de parques tecnológicos ativos, sendo 28 unidades já em operação e 52 em fase de projeto ou implantação. Todo esse patrimônio resulta em 939 empresas instaladas nessas unidades, que criaram mais de 32 mil empregos. A Agência USP de Inovação (Auspin) também criou uma “rede de cooperação” composta por sete polos, onde estão instaladas nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Avançamos ainda importantes passos com o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que entrou em vigor no início deste ano. Ele contribui para aproximar instituições universitárias e empresas em atividades de P&D, prevendo ainda a redução de impostos para importação de insumos no setor. O código também colabora para acelerar processos de licitação e aumentar o período que as universidades dispõem para projetos de pesquisa e extensão em parceria com as companhias. 

Outro importante instrumento já está à disposição das corporações. Elas contam com a Lei do Bem (Lei 11.196/05), uma ferramenta ágil e de uso fácil, criada para as empresas investirem em P&D por meio de incentivos fiscais e tributários.  Uma de suas vantagens é estimular a inovação nas empresas sem a necessidade dessas companhias pedirem autorização prévia de órgãos governamentais para aplicar a dedução. Segundo dados do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações), mais de 1.200 firmas utilizaram-se dos incentivos da nova legislação, investindo R$ 9,25 bilhões em 2014.

A Auspin quer contribuir com esse debate para unir esforços e acentuar as mudanças para criar um ambiente cada vez mais acolhedor para as inovações no país. Estaremos realizando pela primeira vez na capital paulista o BIN@SP, um encontro que contará com representantes de mais de 70 países. Durante os dias 7 e 9 de novembro, vamos reunir representantes da indústria, academia, investimento, incubação, desenvolvimento de negócios e agência de desenvolvimento econômico para compartilhar boas práticas, conhecimento, além de promover a inovação aberta e a oportunidade de aproximação e negócios.

O Brasil tem grandes desafios pela frente para melhorar a qualidade de vida das pessoas, como reformas estruturais. Assim como transformar P&D em política pública capaz de promover o desenvolvimento sustentável, incentivando as empresas e instituições de pesquisa a buscarem parcerias e soluções capazes de colocar nossos produtos e serviços como referência internacional.  

(*) Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE