PUBLICIDADE

Valorização do voto

Imagem ilustrativa da imagem Valorização do voto

Por Marcello Richa

Neste domingo (2) os brasileiros de todos os municípios irão às urnas decidir quem irá ocupar o Executivo e Legislativo de sua cidade. Um dos maiores exercícios da cidadania, o voto representa a oportunidade da população em definir o rumo político, econômico e ideológico que serão aplicados na gestão de seu município.

Vivemos um período de crise nacional e contar com gestões responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento sustentável do município é fundamental para o país começar a se recuperar. Dessa forma, é necessário valorizar nosso voto com conhecimento da história do candidato, suas propostas, prioridades e projetos.

Apesar de parecer algo simples, a realidade é bastante diferente. O Brasil vive um distanciamento entre eleitores e eleitos, o que gera uma crise de representação e faz com que boa parte da população não acredite ou queira participar do processo político na sua integralidade. O excessivo número de partidos, somado a constante troca de legenda por parte dos políticos, também diminuiu a identificação ideológica.

As dificuldades vão mais além quando passamos a verificar aquela que deveria ser a principal ferramenta de divulgação dos candidatos: a propaganda política e, no caso do executivo, o debate entre os candidatos. Os materiais de divulgação há muito tempo deixaram de ser informativo, com propostas e projetos perdendo importância para um material publicitário que muitas vezes não reflete a realidade local ou que busca apenas desconstruir  a concorrência.

Esse comportamento tem feito o debate de projetos e propostas serem deixados de lado, o que dificulta o entendimento e diferença entre os candidatos que irão assumir funções essenciais para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de nosso município. Apesar disso, a disseminação da internet permitiu ao eleitor maior facilidade para encontrar informações sobre a história do candidato, suas propostas e compromissos, de forma que possamos embasar nosso voto. É necessário, porém, buscar essas informações em sites e veículos de comunicação reconhecidos e confiáveis, pois as redes também são repletas de informações de pouca credibilidade.

Nesse domingo teremos a chance de definir os caminhos que nosso município seguirá pelos próximos quatro anos, por isso é importante valorizarmos o nosso voto com reflexão, questionamento e uma séria avaliação sobre os candidatos para buscar eleger aqueles que possuem um trabalho sério e dominam as atribuições do cargo. A escolha dos representantes é o primeiro passo em busca de uma gestão pública mais eficiente, que precisa contar com a participação da sociedade no debate e fiscalização contínua dos candidatos eleitos para que façam justiça ao voto de confiança que receberam.

Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE