PUBLICIDADE

Operação ‘Costa Rica Segura’ teve nove presos

Nova operação envolveu 50 policiais e teve como objetivo o cumprimento de mandatos 19

Operação apreendeu nove pessoas, dois adolescente e um pé de maconha de um metro de altura
Operação apreendeu nove pessoas, dois adolescente e um pé de maconha de um metro de altura -

Nova operação envolveu  50 policiais e teve como objetivo o cumprimento de mandatos 19

Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil suspeitas de envolvimento em casos de homicídios registrados em Ponta Grossa. A operação ‘Costa Rica Segura’ foi deflagrada pela 13ª Subdivisão Policial (SDP) no início da manhã desta quinta-feira (21) e contou até mesmo com o apoio aéreo do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). A ação envolveu pelo menos 50 policiais com o objetivo de cumprir 19 mandados, entre prisões, busca e apreensão de endereços e de adolescentes.

Nagib Nassif Palma, delegado-chefe da 13ª SDP, explica que o bairro foi escolhido por conta dos vários crimes contra a vida que aconteceram na região, além de ser o endereço de alguns dos suspeitos presos nesta quinta. “Foram homicídios ocorridos no fim do ano passado e também no começo desse ano, e no ano passado já teve outra operação no mesmo sentido”, explica. 

“A proposta quando fui convocado a assumir a 13ª SDP era imprimir um perfil mais operacional, e aqui me deparei com essa brilhante equipe”, argumenta o delegado, acrescentando que foram necessários apenas “alguns ajustes funcionais de dinâmica, de mudanças de perfis para permitir mais trabalhos operacionais”.

“No ano passado, o bairro de Uvaranas foi o que tivemos o maior número de homicídios, em especial na região do Costa Rica e na Vila Francelina”, explica o delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo. Entre os crimes de maior repercussão que tiveram os suspeitos presos nesta quinta-feira, está a morte do servente de pedreiro Emerson do Prado Pinheiro, ocorrida em novembro do ano passado. Quatro suspeitos de autoria deste crime foram encontrados durante a operação.

Dos nove presos na operação desta quinta, oito são suspeitos de homicídio e outro teria envolvimento com o tráfico de drogas. Inclusive, durante operação ‘Costa Rica Segura’  um pé de maconha com mais de um metro de altura foi apreendido. 

Outros dois adolescentes também foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados. Todos eles foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil, e os adultos devem ser encaminhados até a Cadeia Pública Hildebrando de Souza para aguardar o andamento do processo em regime fechado.

Trabalho teve apoio aéreo 

Para garantir a segurança dos policiais envolvidos na operação ‘Costa Rica Segura’ e também para evitar a fuga de eventuais alvos dos mandados, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) utilizou o helicóptero para monitorar toda a área do Costa Rica. “Nesses casos, a aeronave é utilizada como plataforma de observação para termos uma visão periférica e panorâmica da área, o que proporciona uma economia de pessoal e de viaturas”, explica o delegado Renato Coelho de Jesus, coordenador do GOA. “Além disso, o objeto da prisão pensa duas vezes antes de fugir porque sabe que estará sendo monitorado”, complementa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE