PUBLICIDADE

Sesc inicia captação de itens para museu ferroviário

Obras foram visitadas nesta quinta-feira por uma comitiva
Obras foram visitadas nesta quinta-feira por uma comitiva -

Memórias da história ferroviária serão reunidas em uma sala específica, que será um museu dentro da Estação Saudade

Com a previsão da reforma da Estação Saudade ser concluída ainda neste ano, o Sesc, que transformará o espaço em uma unidade cultural, passa a arrecadar os itens para compor a sala do museu ferroviário. As obras de restauração já foram iniciadas no espaço pela construtora PJJ Malucelli Arquitetura & Engenharia, e nesta quinta-feira (31) uma comitiva de autoridades esteve no local, fazendo uma visita. Entre os presentes estiveram o vice-presidente da Fecomércio Paraná (que ficou pela responsável da concessão do espaço), José Loureiro; o prefeito, Marcelo Rangel; o diretor da empresa de engenharia, Paulo José Malucelli; o gerente executivo do Sesc, Everson Nunes Furtado, entre outros.

Esse museu será construído em uma sala específica, que vai trabalhar com todo o resgate da memória ferroviária da estação e do município. “Vamos ter, aqui na estação, uma sala museu, e agora com o início das obras, estamos começando a arrecadar as lembranças” ressaltou Everson Furtado. “Quem tiver algum objeto que remeta à ferrovia, desde alguma foto, que remeta a memória fotográfica, que se dirija até o Sesc”, convida o executivo. A ferrovia a e Estação, localizada no cetro de Ponta Grossa, contribuíram para o desenvolvimento da história da cidade, que se desenvolveu a partir desse meio de transporte.

A partir do momento que o Sesc receber esses itens, eles passarão por uma análise e os itens serão selecionados para compor a sala museu. “Esse material vai ser identificado com o nome da família e com o nome do doador”, completou. Os interessados devem levar os itens no Sesc Ponta Grossa, que está localizado na rua Theodoro Rosas, número 1247, no centro.  

Marcelo Rangel, prefeito de Ponta Grossa e secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, licenciado do cargo por estar em férias, esteve acompanhando a visitação junto com a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt. Rangel, que retorna ao cargo máximo do executivo nesta sexta-feira, revelou, inclusive, ao Portal aRede o desejo da inauguração do espaço junto com o aniversário da cidade, para celebrar a festa dos 196 anos de Ponta Grossa.  

Turismo será movimentado

A partir do momento que a Estação esteja devidamente restaurada, seguindo as minúcias características de uma obra como essa, e estiver aberta ao público com a escola de gastronomia, café, sala de espetáculos e a sala do museu ferroviário, irá atrair turistas de diversos lugares. “Vai ser algo muito importante para Ponta Grossa. Temos estudos que muitas pessoas fazem turismo ferroviário no Brasil inteiro. Então, quando a Estação Saudade estiver funcionando, vão vir pessoas de todo lugar para conhecer, e isso vai movimentar hotéis, restaurantes e todo o comércio de Ponta Grossa vai sair beneficiado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE