PUBLICIDADE

Prefeitura confirma implantação do Terminal Santa Paula

Medida para o transporte coletivo terá projeto iniciado neste ano e visa diminuir número de veículos na área central

Linhas que atualmente abrangem a região integram a área do Terminal Central
Linhas que atualmente abrangem a região integram a área do Terminal Central -

Medida para o transporte coletivo terá projeto iniciado neste ano e visa diminuir número de veículos na área central

Demanda antiga do transporte coletivo em Ponta Grossa, o Terminal Santa Paula deverá ter o projeto iniciado em 2019. A Prefeitura confirmou nesta sexta-feira (18) que está em processo de análise de espaços para sediar a estação do transporte coletivo na região, que integra o bairro Contorno. A obra ainda não tem licitação e orçamento definido.

A medida está incluída no Orçamento Anual de 2019 por meio de emenda parlamentar e prevê a desapropriação do imóvel. A proposta visa retirar parte da quantidade de ônibus que saem da região para o centro da cidade, colocando apenas o ônibus articulado (que pode levar mais de 100 passageiros) neste trajeto e diminuindo o número de veículos na região central.

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Milla (PV), adiantou que os processos de desapropriação dos terrenos já foram encaminhados pela Prefeitura. Segundo o vereador, o projeto deverá ser enviado à Casa nos próximos dias para ser analisado a partir do início de fevereiro, quando as atividades serão retomadas. A Câmara inicia as sessões deste ano no dia 18 do próximo mês.

“Estamos procurando alguns terrenos na região. Nós estamos verificando as áreas e temos uma equipe estudando algumas possibilidades”, aponta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares. Segundo o representante da pasta, três áreas estão sendo analisadas pela Prefeitura e a definição sobre o local escolhido deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2019.

Linhares vê esta iniciativa como um ponto positivo para a região: “É um projeto muito importante, por ampliar o desenvolvimento no bairro e atender a demanda crescente na região que está defasada, com a ampliação de linhas do transporte”, analisa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população no bairro Contorno cresceu cerca de 25% entre os censos de 2000 e 2010, saindo de 21,5 mil para 28,3 mil moradores.

Prefeitura deve bancar a obra

Esta nova construção deverá ser custeada pelo poder concedente (Prefeitura), e não pela Viação Campos Gerais (VCG). Segundo a empresa, via assessoria de imprensa, na licitação para o transporte coletivo de Ponta Grossa em 2003, já estavam previstos recursos voltados à construção de novas estações no bairro de Uvaranas (que foi construído) e no Núcleo Santa Paula, com investimento de mais de R$ 2 milhões na época. Um terreno, que atualmente não pertence a concessionária, chegou a ser destinado para a obra na região. Entretanto, a verba foi destinada a outros investimentos da VCG. Novos termos poderão ser discutidos em 2023, no novo processo da área.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE