PUBLICIDADE

Peça com Tonico Pereira encerra Fenata nesta quarta

‘O Julgamento de Sócrates’ será apresentado nesta quarta-feira, no encerramento do Festival Nacional do Teatro

Espetáculo ‘O Julgamento de Sócrates’, com Tonico Pereira, será apresentado no Cine-Teatro Ópera
Espetáculo ‘O Julgamento de Sócrates’, com Tonico Pereira, será apresentado no Cine-Teatro Ópera -

‘O Julgamento de Sócrates’ será apresentado nesta quarta-feira, no encerramento do Festival Nacional do Teatro

Durante seis dias, o público pode conferir mais de 90 apresentações teatrais por toda a cidade, distribuídas nas categorias Mostras Telmo Faria, Campos Gerais e Teatro de Rua, Adulto e Infantil. Nesta quarta-feira (14), ‘O Julgamento de Sócrates’, encenado por Tonico Pereira, encerra às 20h, no Cine-Teatro Ópera, a 46ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A peça é uma livre adaptação de 'Apologia de Sócrates', de Platão, realizada pelo premiado autor Ivan Fernandes em forma de monólogo, com o ator Tonico Pereira no papel título. O espetáculo dramatiza a defesa de Sócrates, no julgamento que o condenou à morte por envenenamento. É talvez o primeiro grande caso na história da humanidade de um homem ser condenado por ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade. Através desse caso, a peça debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo.

No palco, Sócrates sozinho, em figurino neutro e atemporal, defende perante a plateia de “espectadores-jurados” não apenas suas ideias, mas sobretudo o direito de tê-las. Defende a necessidade de examinar a vida do ponto de vista ético e a busca pela sabedoria, e não pela satisfação material. E são nesses conteúdos que está a grande força do espetáculo, pela imensa relevância de suas palavras para o momento em que vivemos. Recentemente o espetáculo foi indicado em 2 categorias no Prêmio FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra): melhor ator para Tonico Pereira e melhor texto para Ivan Fernandes. Classificação indicativa é 12 anos e o espetáculo tem 50 minutos de duração.

O reitor Miguel Sanches Neto afirma que esta edição do 46º Fenata acontece em um momento em que se tenta colocar uma mordaça na arte, no pensamento e na liberdade de cátedra. “Por isso, é preciso reafirmar que o Festival continua a ser uma bandeira democrática hasteada em um céu turvo”, diz.

Os ingressos podem ser adquiridos no prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) na Praça da Catedral, 127, das 8h às 17h. As entradas custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) com pagamento apenas em dinheiro. A equipe responsável pelo evento alerta aos interessados em adquirir os ingressos no dia do espetáculo, que compareçam ao local com antecedência, pois a venda de ingressos é encerrada após o início da peça. Mais informações acesse os canais oficiais o evento nos canais oficiais do Facebook (uepg.fenata) e Instagram (@uepg.fenata).

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE