PUBLICIDADE

PG licita R$ 3,9 mi em novo acesso ao Distrito Industrial

Obras buscam desafogar fluxo do Contorno Leste e facilitar escoamento da produção industrial

Estrada atual está em situação precária e intransitável nos dias de chuva. Único acesso às indústrias é pela BR-376
Estrada atual está em situação precária e intransitável nos dias de chuva. Único acesso às indústrias é pela BR-376 -

A Prefeitura de Ponta Grossa abriu um edital de R$ 3,9 milhões para a construção de um novo acesso ao Distrito Industrial Ciro Martins. A estrada já existe e, paralela à Rua Cedrilho, liga a Avenida Pedro Wosgrau à Rua Ana Scremim no Bairro Cará-Cará. No entanto, o acesso não possui pavimento e está em situação precária. 

Conforme edital publicado pela Prefeitura, a concorrência acontece no dia 29 de junho. Os recursos para custear a obra são do Governo do Estado e foram obtidos através do 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Plauto Miró Guimarães. O projeto atende uma reivindicação antiga do setor industrial. 

Ex-diretor de Indústria e atual diretor de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), o empresário Leonardo Puppi Bernardi conta que desde 2016 os empresários buscas apoio do Poder Público para viabilizar o novo acesso. “Quando assumi a diretoria de Indústria, buscamos junto aos nossos deputados verbas para melhorar a infraestrutura do Distrito Industrial. Foram vários pedidos, entre eles uma nova ligação. Isso porque, hoje, se fechar a BR-376, as indústrias ficam isoladas. Não tem alternativa nenhuma”, diz. 

Além do escoamento da produção, Puppi aponta a segurança dos trabalhadores como um dos motivos para o projeto sair do papel. “Este acesso vai beneficiar todas as 85 indústrias que existem hoje no distrito e será uma alternativa aos trabalhadores, que atualmente precisam pegar uma rodovia que sabemos ser muito perigosa”, comenta o diretor da Acipg. 

A partir do pedido dos empresários, o projeto foi elaborado por meio de uma parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Alep. Enquanto o município assumiu a responsabilidade pelo projeto técnico, o 1º secretário da Alep articulou a liberação de recursos à obra. “Assim que os empresários, por meio da Acipg, me pediram para buscar os recursos, fui ao encontro do ex-governador Beto Richa. Ao mostrar o quanto essa via era necessária, ele liberou os recursos a fundo perdido”, afirma o deputado Plauto Miró. “Eu não poderia deixar de contribuir. Afinal, vamos melhorar a segurança dos trabalhadores do Parque Industrial que deixarão de usar a BR-376, sempre muito movimentada”, destaca. 

Plauto acredita, ainda, que a melhoria na infraestrutura pode servir como chamariz para novas indústrias. “Esse acesso também vai facilitar o recebimento de matéria prima e a saída dos produtos ali fabricados. Sem contar que esse benefício será um incremento para atrair novas empresas que certamente vão gerar mais emprego para a população”, aponta.

Fluxo de veículos aumenta 40% no Contorno Leste

Os estudos da Prefeitura de Ponta Grossa para a elaboração do novo acesso ao Distrito Industrial apontaram um aumento no fluxo de veículos do Contorno Leste. Segundo um levantamento realizado entre os dias 13 e 15 de março, 1.909 veículos passam por dia pela Avenida Pedro Wosgrau, nos dois sentidos. Em 2017, a média era de 1.349 automóveis diários, o que representa um crescimento de 41% no tráfego e revela a expansão do polo industrial na cidade. Os números incluem veículos leves, que são a maioria, e pesados. “Esta é uma obra que beneficiará pelo menos todos os quase 15 mil trabalhadores que atuam no Distrito Industrial, isso sem considerar a população do entorno e o empresariado. Será pavimentada uma via de cerca de 2,3 km de extensão”, afirma o secretário de Planejamento e Infraestrutura de Ponta Grossa, Celso Sant’Anna. “A ligação é de extrema importância por funcionar tanto como escoamento de trânsito quanto de produtos do Distrito Industrial; era uma solicitação dos empresários e já era discutida há um tempo”, completa. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE