PUBLICIDADE

Testes do EstaR Eletrônico começam em janeiro

Com proposta de R$ 597 mil, empresa vence licitação para implantar serviço online no EstaR de Ponta Grossa

Presidente da AMTT, Roberto Pelissari diz que até março motoristas poderão usar EstaR Eletrônico
Presidente da AMTT, Roberto Pelissari diz que até março motoristas poderão usar EstaR Eletrônico -

Os motoristas de Ponta Grossa terão uma nova opção para adquirir o bilhete do Estacionamento Regulamentado (EstaR) no primeiro semestre do próximo ano. O EstaR Eletrônico começará a ser testado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) ainda em janeiro de 2018. O sistema foi licitado na última semana pela Prefeitura e, para sair do papel, aguarda apenas os prazos legais para a assinatura do contrato. 

Segundo o presidente da AMTT, Roberto Pelissari, a expectativa é que o serviço esteja disponível, no máximo, até março do próximo ano. "Passando o prazo legal do certame, obedecidas todas as datas previstas, nós entendemos que a partir do dia 12 de janeiro já tenha definido, de fato, a empresa vencedora. A partir disso, haverá a elaboração do contrato e, depois, o início da implantação do serviço", afirma. "Em janeiro, começam os testes e eu acredito que o EstaR Eletrônico esteja bem implantado, de uma maneira efetiva para a população, em fevereiro ou início de março", completa. 

Das quatro empresas que participaram da licitação, uma foi escolhida no último dia 13 de dezembro para desenvolver o sistema. Ela será responsável pela implantação de um software que já existe em outras cidades no município de Ponta Grossa, que vai obter a licença para uso do aplicativo em um período a ser definido em contrato. A empresa ganhou a licitação com uma proposta de R$ 597 mil  - menos da metade do valor licitado. 

Na prática, quando o sistema estiver disponível na cidade, os motoristas poderão adquirir o EstaR pelo smartphone, sem a necessidade de procurar um ponto de venda dos bilhetes da AMTT. Em 2018, haverá tanto a opção eletrônica como a física e, se a adesão pelo serviço online for positiva, em 2019 todo o EstaR será digital.  

Agentes farão fiscalização digital

Antes que os motoristas possam usar o aplicativo do EstaR Eletrônico em Ponta Grossa, os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) serão capacitados para fazer a fiscalização pelo mesmo sistema. “O aplicativo permite não apenas que o motorista adquira o crédito, mas que os agentes façam a fiscalização, consultando a placa do veículo no sistema”, conta o presidente da AMTT, Roberto Pelissari.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE