PUBLICIDADE

Municípios avançam para instalação do Samu Regional

Prefeitos de 21 municípios da região receberam minuta para a implantação do serviço. Documento deve ser avaliado pelas Câmaras

Imagem ilustrativa da imagem Municípios avançam para instalação do Samu Regional

Prefeitos de 21 municípios da região receberam minuta para a implantação do serviço. Documento deve ser avaliado pelas Câmaras.

Os integrantes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) deram mais um passo rumo à implantação do consórcio intermunicipal que irá gerir o Samu Regional. Em reunião na manhã desta sexta-feira (20) com integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CimSaúde), os representantes dos municípios receberam a minuta de contratos para aprovação do serviço junto às Câmaras Municipais.

Atualmente são 21 prefeituras interessadas no atendimento do Samu Regional. O objetivo era que 28 cidades estivessem inseridas. “A intenção era de que todos esses municípios estivessem engajados, mas infelizmente alguns ainda não aderiram”, disse o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, que deve ser o primeiro ‘presidente’ do Samu Regional, já que na cidade ficará a Central de Regulação do novo consórcio.

Para Rangel, apesar de 21 Prefeituras terem aderido até o momento, “é hora de bater o martelo e iniciar efetivamente o trabalho para a implantação do Consórcio”.

Os gestores acreditam que a adesão de todos será questão de tempo, já que o Ministério Público (MP) acenou que fará questionamentos aos municípios que não contarem com o serviço.

“Na questão de saúde, o município só é a porta de entrada. Não é o destino do paciente”, explica Jaime Menegoto Nogueira, que está à frente da proposta e implantação do serviço, destacando que a central de regulação já encaminha esses pacientes para as referências, aonde os problemas podem ser resolvidos.

Com a configuração da adesão de 21 municípios, a proposta, conforme Nogueira, é de que o Samu Regional funcione com 18 unidades básicas e outras seis unidades avançadas de Saúde, além da Central de Regulação em Ponta Grossa. Desta maneira, o custo total mensal para a implantação do Consórcio seria de R$ 1,8 Milhão, considerando uma população de 838 mil habitantes. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE