Cotidiano
‘Gamificação’ é aplicado em escola de PG
‘Gamificação’ é aplicado em escola de PG
Da Redação | 21 de setembro de 2017 - 00:22
Apesar de já terem sido vistos como algo que serve apenas para divertir e passar o tempo, os jogos eletrônicos são encarados hoje como mais uma ferramenta didática, uma vez que os jovens possuem familiaridade e afinidade com a tecnologia. Por isso, é cada vez mais comum encontrar estratégias de “gamificação” no processo de ensino e aprendizagem.
Evidenciando os benefícios desta prática, o Colégio Sepam aliou conteúdos das aulas de Educação Física com jogos eletrônicos para alunos de 11 a 14 anos. Comandadas pelos professores da disciplina, as aulas envolveram o game “Piano Tiles”, que consiste em clicar nas teclas de piano, no tempo correto, para tocar a música. O jogo foi relacionado com o conteúdo de "Valências Físicas", para trabalhar a coordenação motora fina, velocidade de reação e desenvolvimento do ritmo do aluno. Outros jogos usados nas aulas foram os de tabuleiro “Resta 1” e “Peg Solitare”, que trabalham coordenação motora e raciocínio lógico.
Para o coordenador de Educação Física, Luiz Marcelo de Lara, a “gamificação” desperta habilidades de uma forma lúdica, reforçando a tese de que também se aprende brincando. “Nosso objetivo foi utilizar uma ferramenta bem aceita pelos jovens para passar o conteúdo da disciplina, e tivemos uma ótima aceitação”, explica o professor.