PUBLICIDADE

Investimentos em educação colocam PG como referência

Em todas as etapas de formação, o município garante opções de qualidade, da educação infantil ao ensino superior e pós-graduação

Imagem ilustrativa da imagem Investimentos em educação colocam PG como referência
-

A cidade de Ponta Grossa anda a passos largos quando o assunto é Educação. Em todas as etapas de formação, o município garante opções de qualidade, da educação infantil ao ensino superior e pós-graduação.

A Prefeitura investe 26% do orçamento em Educação. Cento e trinta e nove instituições públicas são mantidas, abrangendo 30.169 estudantes. Desse total, 18.041 alunos frequentam o ensino integral. A rede municipal é composta por 84 escolas e 59 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A expectativa é que até 2020 esse número chegue a 158 unidades (89 escolas e 69 Cmeis). “A melhoria da Educação se realiza todos os dias”, defende a secretária Municipal de Educação, Esméria Savelli. Somente neste ano, 96 novos professores e serventes escolares foram convocados para assumirem suas posições. “São profissionais que vêm suprir a necessidade de ampliação ou de manutenção dos trabalhos nas escolas e Cmeis”, aponta Esméria.

Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação completa cinco décadas de apoio ao desenvolvimento da cidade. Um selo comemorativo foi oficializado pelos Correios. “É muito importante levantar este histórico, como forma de preservar a memória da nossa educação e das pessoas que passaram por ela. São muitos os professores que dedicaram sua vida pela causa da educação em nossa cidade”, aponta a professora Maristela Iurk. “Trata-se de uma oportunidade de reconhecer tantos serviços prestados por professores, secretários, intelectuais e gestores. Todos eles têm uma parcela de contribuição à nossa comunidade”, disse Esméria.

O município tem ainda 59 colégios estaduais que ofertam as três séries do Ensino Médio e 70 instituições particulares, indo da educação infantil aos ensinos fundamental, médio e profissionalizante.  

Ensino Superior tem nove instituições

Em relação ao Ensino Superior, Ponta Grossa possui atualmente nove instituições – duas públicas e sete particulares. Entre as públicas estão a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ambas são referências não só nacionalmente, como também fora do país. A UEPG, por exemplo, figura entre as mil melhores universidades de 77 países. O ranking foi divulgado neste mês pela publicação britânica Times Higher Education (THE). Unopar, Unicesumar, Secal, Faculdade Santana, Faculdade Sagrada Família (Fasf), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e Faculdades Ponta Grossa (Facpg) são as opções particulares que auxiliam na atração de estudantes de várias regiões do Brasil.

Cursos profissionalizantes

Garantia de mão de obra especializada para atuação na indústria, Ponta Grossa também conta com importantes cursos profissionalizantes. O destaque fica por conta do trabalho desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas.  

Educação em números

- 84 escolas municipais

- 59 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)

- 2 instituições de ensino superior públicas

- 7 instituições de ensino superior particulares

- 59 colégios estaduais

 - 70 instituições particulares

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE