PUBLICIDADE
Tempestade com ventos e ‘pedras’ de gelo do tamanho de bolas de tênis de mesa foi registrada por moradores nas redes sociais
Tempestade com ventos e ‘pedras’ de gelo do tamanho de bolas de tênis de mesa foi registrada por moradores nas redes sociais -

Foram quase 30 minutos de angústia e desespero para moradores de Imbituva, na região dos Campos Gerais. A tempestade que atingiu o município na tarde de terça-feira (12), por volta das 15h30, deixou casas destelhadas, carros destruídos e danificou até mesmo imóveis comerciais. A cidadefoi uma das mais danificas pelas chuva de granizo em toda a região. Ao fim do temporal, moradores puderam registrar as ruas completamente brancas por conta das ‘pedras’ de gelo.

De acordo com o climatologista do Instituto Meteorológico Meteorológico do Paraná (Simepar), Paulo Ricardo Bardou Barbieri, toda a metade Sul do Paraná foi atingida pela instabilidade de nível moderada e forte, desde o Sudoeste até o litoral do Estado.

As ‘pedras’ de granizo destruíram vidros de carro, casas e ainda quebraram telhas de imóveis. Nas redes sociais, internautas postaram fotos e vídeos com gelos do tamanho de bolas de tênis de mesa. O vendaval também trouxe transtornos para o comércio local. A imagem mais impressionante é de um posto de combustível que teve o telhado totalmente danificado com o vento. As telhas de alumínio entortaram e formaram uma espécie de ‘bolha’, além de parte da estrutura que cedeu e ficou pendurada.

Apesar dos danos materiais, o município não registrou nenhuma pessoa ferida por conta da tempestade. No final da tarde, a Defesa Civil de Imbituva distribuiu lonas para moradores que tiveram residências afetadas.

Simepar alerta para risco de novos temporais

Durante a tarde de ontem, a equipe do Jornal da Manhã entrou em contato com o meteorologista do Instituto Simepar, Paulo Ricardo Bardou Barbieri, que explicou os motivos que causaram o temporal que atingiu Ponta Grossa.

Segundo ele, a precipitação foi provocada por uma área de instabilidade. A previsão era de que isso se repetisse durante a madrugada, com a possibilidade de duração até a tarde de hoje. “O encontro de um fluxo de umidade vindo do norte do país com o ‘veranico’ que atinge a região foi o principal responsável pela tempestade”, explicou.

A força dos ventos foi considerada pelo Simepar como sendo moderada e forte - em um dos registros os ventos chegaram a 55 km/h. Depois de uma trégua na quinta-feira, o Paraná Santa Catarina devem voltar a enfrentar temporais na sexta-feira e no sábado com a chegada de uma nova frente fria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE