PUBLICIDADE

Mérito de ‘Preciosa’ é lançar luzes sobre realidades indigestas

Mérito de ‘Preciosa’ é lançar luzes sobre realidades indigestas

Imagem ilustrativa da imagem Mérito de ‘Preciosa’ é lançar luzes sobre realidades indigestas

É tão grande a lista de infortúnios na vida da protagonista de ‘Preciosa: Uma História de Esperança’ que, a certa altura, o espectador pode até achar que está diante de uma obra artificial, de uma colagem de situações altamente desagradáveis justapostas apenas para falar de vítimas de exclusão social. Mais especificamente, negros e pobres. Mas essa impressão passa.

Uma análise mais cuidadosa, menos rápida e superficial, conduz a julgar que a proposta é extremamente válida. E que ela, inclusive, representa um dos grandes méritos do filme: sensibilizar para uma realidade que não é apenas de um bairro periférico dos Estados Unidos, mas está mais próxima do espectador brasileiro do que muitos querem reconhecer ou pensar a respeito.

Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe), a protagonista, é negra, está acima do peso, sobrevive graças ao auxílio da assistência social, convive com uma mãe violenta, tem déficit de aprendizado e, por isso, é conduzida para uma escola alternativa. Além disso, ela está grávida do segundo filho, ambos resultantes do abuso sexual sofrido por parte do próprio pai.

Para escapar da rotina miserável, Preciosa sonha com a fama, com um mundo de glamour e respeito. Entre uma opressão aqui e uma pancada ali, a jovem tem um “delírio” aqui e uma fuga ali. O diretor Lee Daniels deixa esses momentos (fuga e realidade) tecnicamente bem demarcados com movimentos de câmera distintos, música e figurinos alegres, ambientes diferenciados em termos de miséria/sujeira e riqueza/limpeza.

Não raras vezes, a produção tem ares de documentário, com uma câmera nervosa investindo em zooms que parecem amadores, além de captação de imagens levemente granuladas.

Nas entrelinhas, este filme baseado no romance ‘Push’, de Sapphire, questiona o conceito de meritocracia. Afinal, já que as condições econômicas e sociais são extremamente importantes para definir de qual estágio cada um largará na competição pela sobrevivência no mercado, quais as chances de uma jovem como a protagonista?

‘Preciosa’ reforça seu valor por lançar luzes sobre realidades que muitos desejam que permaneçam nas sombras (ou na escuridão plena mesmo), mas que precisam ser debatidas, encaradas e, na medida do possível, alteradas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CINEMA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE