PUBLICIDADE

Perguntas sem resposta da representatividade racial nas novelas

Perguntas sem resposta da representatividade racial nas novelas

Imagem ilustrativa da imagem Perguntas sem resposta da representatividade racial nas novelas

Se já não bastassem os sobejamente conhecidos e porque alguém, com tempo sobrando, se deu ao capricho de contar, foi verificada a baixa presença de atores negros em “Segundo Sol”, a estreia de ontem na Globo. Novela, era o que faltava, passou a ser mais um entre os tantos problemas na vida dos brasileiros. E isto a ponto do Ministério Público do Trabalho ser levado a entrar na questão, com notificações e estabelecimento de prazo para que em 10 dias se aumente a representatividade racial na trama. No documento enviado à emissora foram apresentadas, no total, 14 recomendações extensivas a este e demais produtos da casa. Tudo bem. Não deixa de ser um presta atenção na Globo. Ou uma maneira de, em outras situações, levá-la a conduzir o assunto com maior coerência e cuidado. Mas também não seria esta uma forma de censura ou de até estimular o preconceito?

Título

Cissa Guimarães, uma das apresentadoras do “É de Casa”, será a embaixadora da campanha “Ação Global 2018”. O evento, este ano, vai acontecer, dia 26, em 28 cidades e no Distrito Federal. Em 2017, a iniciativa prestou mais de 1 milhão de atendimentos, entre serviços de saúde, cidadania e lazer.

Extensão do problema

Se a Justiça vier a acatar o pedido do Ministério Público do Trabalho e, daqui em diante, forçar a obediência da representatividade racial em novelas de televisão, a Globo e todas as outras TVs serão conduzidas a trabalhar de maneira bem diferente. Pesquisa do IBGE, em 2016, apontou que 44,2% dos brasileiros são brancos, 46,7% cor parda e 8,2% negros.

Questão de agora

O que também chama atenção é o porquê de todo esse assunto ser despertado apenas agora em “Segundo Sol”? Diriam alguns, porque sempre é tempo. Antes, vale lembrar, “O Bem Amado” e “Gabriela”, nas duas versões, se passaram na Bahia e sem a agora reclamada representatividade racial.

Exportação

A Visionary Thinking, uma das principais distribuidoras de conteúdo de entretenimento do Leste Europeu, vai levar a série “Nada Será como Antes”, com Murilo Benício, Débora Falabella e Bruna Marquezine, para a Sérvia. Já foi fechado acordo de licenciamento com a Globo.

Inversão

O Brasil, tão conhecido por importar formatos de TV, também vai exportar. A produtora Formata, da Daniela Busoli, já recebeu sondagens em torno do “Fábrica de Casamentos”, aqui, em exibição no SBT.

Cinema

A mesma Formata que já está às voltas com projetos de filmes para Luiza Brunet e Glória Pires, para este ano. E, em 2019, irá tocar a segunda parte de “Os Parças”, com Tom Cavalcante.

Grade

A propósito do “É de Casa”, o programa terá, sim, edições normais aos sábados durante a “Copa do Mundo”. Será afetado, eventualmente, quando houver coincidência com alguma transmissão da Rússia.  

Convite

O jornalista Domingos Meirelles, da Record, também presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, recebeu um telefonema pessoal da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF. Por iniciativa dela, está sendo criado um Fórum de Debates de Liberdade de Comunicação e ele, Domingos, foi convidado a participar.

Comédia

Letícia Tomazella fará Arlete, uma manicure em “As Aventuras de Poliana”, estreia do SBT nesta quarta-feira. Ficaram por conta dela os momentos de humor da novela.

Oficial...

Record e produtora Cygnus Media ainda não assinaram contrato para tocar a próxima edição de “A Fazenda”. O assunto, de acordo com as partes, só será discutido após a conclusão do “Power Couple”.

... E oficioso

 Alguns setores da Record, no entanto, não trabalham com a possibilidade de uma “Fazenda” para este ano. Só em 2019, devido ao excesso de realities. É bom lembrar que entre as programações para o segundo semestre, são confirmadas as produções do “All Together Now” do Gugu e um novo “Dancing” da Xuxa. Resta saber, como outra pergunta, o que será feito do Mion?

C´est fini

A direção da Band tem que agir rapidamente e fazer necessárias correções na sua grade de programação. Comparando os domingos, 15 de abril, programação antiga, com a nova, deste 13 de maio, a média/dia caiu de 1,7 para 1,1. Queda de 35%, ou seja, 1 em cada 3 espectadores foi ver outra coisa. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CANAL 1

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE