PUBLICIDADE

Avicultores buscam acordos para reduzir os prejuízos

Comissões garantem o pagamento para os produtores após a desabilitação das importações pela União Europeia

Imagem ilustrativa da imagem Avicultores  buscam acordos para reduzir os prejuízos
-

A Unidade da BRF em Carambeí, na região dos Campos Gerais, foi uma das plantas industriais brasileiras desabilitadas para exportar carne de frango para a Europa. Essa decisão, da União Europeia, ocorreu no dia 19 de abril. O embargo é reflexo da Operação Trapaça, um dos desdobramentos da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, já que a alegação da autoridade sanitária europeia é a detecção de deficiências no sistema oficial de controle sanitário do Brasil. A medida, que abrange ainda outras 19 plantas industriais brasileiras, das quais oito frigoríficos paranaenses, já impactou diretamente na cadeia do frango: a baixa demanda resultou na redução da produção e a cessão de férias coletivas a funcionários, e também impactos negativos junto aos avicultores integrados. 

Para minimizar os impactos aos agropecuaristas, as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) estão atuando para minimizar esses reflexos. A orientação do advogado do Sistema FAEP/Senar do Paraná, Ruan Schwertner, é que os produtores procurem suas Cadecs para buscar uma negociação com a indústria para remuneração dos dias parados. “Paralelamente, a CNA [Confederação Nacional da Agricultura] vai buscar negociação com a direção das empresas que atuam em nível nacional para determinar diretrizes”, disse.

No caso da Cadec formada junto à unidade da BRF em Carambeí houve um entendimento para que os avicultores integrados não sofram prejuízos significativos com a interrupção dos alojamentos de aves. Segundo Carlos Bonfin, presidente da Comissão, já há o registro de produtores com o aviário vazio. No caso da unidade da região, os produtores devem receber, em média, um valor de R$ 1.640 por mês para um aviário de 1,2 mil m². Este valor seria relativo aos custos com energia elétrica e outros, mas não cobre eventuais financiamentos assumidos pelos produtores. “Vai ter outro montante para cobrir financiamento. Isso será tratado individualmente, já que alguns têm outros não têm”, justifica.

Paraná é o maior exportador do país

O Paraná é o maior produtor e maior exportador de frango do país, respondendo por 36% dos negócios com o exterior. Em 2017, as exportações paranaenses da carne atingiram a marca de 1,5 milhão de toneladas com faturamento de US$ 2,5 bilhões. Deste total, 5,5% do volume foram destinados a 28 países da União Europeia, que responderam por 8,95% do faturamento, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com informações da FAEP

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE BOM DIA ASTRAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE