PUBLICIDADE

Fundação avalia ações do esporte de PG em 2018

Após seis anos, órgão que comanda diretrizes esportivas da cidade será extinto e voltará a ser Secretaria em 2019

O presidente da Fundesp, Marco Macedo, participou de live no Portal aRede nesta sexta-feira (14)
O presidente da Fundesp, Marco Macedo, participou de live no Portal aRede nesta sexta-feira (14) -

Após seis anos, órgão que comanda diretrizes esportivas da cidade será extinto e voltará a ser Secretaria em 2019

A Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) finaliza o último ano de atividades após seis anos de sua criação. Em entrevista ao Portal aRede nesta sexta-feira (14), o presidente do órgão, Marco Macedo, falou sobre o planejamento da pasta para 2019, já voltado ao retorno como Secretaria.

“Esse ano nós tivemos um bom desempenho no esporte da nossa cidade. Conseguimos desenvolver algumas atividades do nosso calendário e outras além, como a copa municipal que fizemos nos campos de society dos bairros”, avalia. Durante a entrevista, Macedo confirmou a continuidade do torneio para 2019 e projetou a ampliação da competição, que poderá ter duração estendida em relação aos 45 dias desta edição. As ‘corridas rústicas’ também terão mais provas no próximo ano, subindo de 29 para 34. Além disso, os Jogos Municipais da Terceira Idade (JOMUTI), criados em projeto de lei da Professora Rose (PSB), serão implantados em outubro de 2019.

A equipe da pasta pensa em aumentar a demanda de atividades voltadas as crianças e adolescentes, com um calendário de disputas somadas ao jogos como o JEM e JEEM. “Essas competições têm que ter uma continuidade e isso poderia acontecer a partir do circuitos e ter perspectiva de representar a cidade nos Jogos da Juventude, por exemplo”, relata. “No ano que vem nós deveremos mudar um pouco o foco da secretaria para o trabalho de base, pois já temos consolidadas algumas equipes em esportes como o vôlei, futebol e o basquete”, complementa.

O presidente da Fundesp também comentou sobre o andamento da relação com algumas equipes do município. Sobre o Caramuru, que disputa a Superliga Masculina de Vôlei, afirma que a “Fundação apoia o time na medida do possível” e diz que a parceria é restrita a ceder o espaço e colaboração ao captar recursos, sem a possibilidade de empenhar recursos públicos na equipe.

O Ponta Grossa Futsal, equipe anunciada em janeiro deste ano, anunciou uma parceria com a Associação Iratiense de Futebol de Salão (Assifusa) para disputar a Chave Prata do Campeonato Paranaense. Porém, a equipe não avançou para a segunda fase e teve dificuldades financeiras durante o ano. Mesmo assim, o projeto deverá ser mantido em 2019: “A intenção é continuar, mas temos a questão dos patrocinadores e também da torcida. O maior público que tivemos no Oscar Pereira foi de 72 pagantes”.

Sem influência direta no Operário Ferroviário, o órgão tem parceria com as categorias de base do clube para as competições oficiais do Paraná. A parceria do alvinegro com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que inclui a construção de um centro de treinamento e a manutenção de projetos sociais, também terá participação da Prefeitura.

‘Esporte’ volta a ser secretaria

Na última quarta-feira (12), a Câmara de Vereadores aprovou em segunda discussão a extinção da Fundação para o retorno da Secretaria Municipal de Esportes, revertendo alteração proposta pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) em 2013. 54% do atual orçamento da Fundesp é voltado a remuneração dos 42 servidores e apoio administrativo (aquisição de materiais, pagamentos de diárias e outros). Segundo Macedo, a medida é voltada a diminuir a despesa com os recursos necessários ao setor e que a estrutura do órgão terá poucas mudanças. O presidente relata que esta ação não terá impacto em projetos incentivados, como o ‘Esporte de Base’ em parceria com a Ambev. Por fim, Marco Macedo revelou expectativa para um aumento de ordenados para a área no próximo ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE