Operário supera desafios, derruba previsões e é campeão brasileiro

Mesmo com derrota em casa, Operário conquista o título da Série D do Campeonato Brasileiro

Depois de 105 anos de história, o Operário Ferroviário finalmente atinge seu momento de maior glória. Com mais uma atuação irrepreensível, o Fantasma confirmou a vantagem gigantesca obtida no primeiro jogo, venceu no Germano Krüger e garantiu o primeiro título nacional de sua rica história. Para delírio da torcida alvinegra, que lotou o estádio e também o Parque Ambiental, onde o jogo foi transmitido ao vivo em um telão para a multidão que não conseguiu comprar ingresso para o jogo decisivo.

A semana passou devagar. Depois dos 5 a 0 aplicados em Ceará-Mirim (RN) no primeiro jogo da final da Série D, o torcedor esgotou os mais de 8 mil ingressos colocados à venda para a decisão diante do Globo e esperou ansiosamente a chegada da noite deste domingo (10) para lotar o GK e empurrar o time em direção à tão sonhada taça. A empolgação do torcedor foi correspondida dentro de campo e os jogadores mostraram muita entrega para devolver o carinho da torcida.

Em todas as entrevistas, jogadores e comissão técnica pregaram respeito ao adversário e, embora reconhecessem a vantagem para o confronto de volta, tentavam conter a ansiedade e o nervosismo e fizeram questão de não cantar vitória antes do tempo. Mas isso não quer dizer que a torcida não se deixou levar pela goleada no Rio Grande do Norte. Um dia depois do jogo, as entradas para a decisão já estavam esgotadas e o sentimento de amor pelo Operário voltou mais forte do que nunca para o ponta-grossense, que começou o ano decepcionado com o time.

Tributo a Danilo

Antes mesmo da comemoração pelo título, a torcida já tinha se emocionado com outro momento marcante e que colocou o Fantasma nas notícias em todo o país. O goleiro Simão entrou em campo com um uniforme homenageando Danilo Padilha, goleiro que defendeu o Operário em 2009 e 2010 e morreu no fim do ano passado na tragédia do voo com o elenco da Chapecoense. A mãe dele, Ilaídes Padilha, estava no Germano Krüger para receber a homenagem do time.

O jogo

A ansiedade era visível em todos os cantos do Germano Krüger. É claro que a vitória por 5 a 0 no jogo de ida garantia uma tranquilidade maior para o Operário, mas a atmosfera criada pelos mais de 8 mil torcedores que lotaram o estádio deixaram o clima especial. Muito perto do título, o Fantasma começou a partida nervoso, esperando que os 90 minutos terminassem para finalmente acabar com a agonia e fazer a festa.

Os donos da casa começaram fortes e, com um minuto, Robinho recebeu na entrada da área e foi travado na hora do chute. A torcida gritava ‘olé’ antes dos três minutos, mas isso não intimidou o Globo, que tentava ao menos fazer um jogo digno e levou perigo com bola alçada na área aos 5 minutos.

O jogo ficou bastante corrido nos primeiros 20 minutos, com oportunidades dos dois lados. Reinaldo chutou de longe e a bola passou perto da meta defendida por Simão. Pouco depois, Quirino limpou a zaga e chutou forte para a defesa de Dasaev. Até que, aos 24 minutos, o Globo abriu o placar. Cobrança de escanteio, a bola sobrou para Tiago Lima dentro da pequena área chutar forte e fazer o primeiro do time potiguar – foi o oitavo gol sofrido pelo Operário na Série D e o primeiro nos últimos quatro jogos.

O Fantasma respondeu rápido e Batatinha recebeu em profundidade pela direita e bateu forte para a defesa de Dasaev. No minuto seguinte, boa chegada pelo mesmo lado e o goleiro do time potiguar voltou a aparecer bem no jogo. Depois de mais uma chegada pela direita, desta vez com Jean Carlo chutando de fora da área, o Fantasma diminuiu a pressão e passou a administrar o jogo – afinal de contas, o Globo ainda precisaria fazer mais quatro para levar a decisão para os pênaltis.

O ‘encontrão’ entre Quirino e Ângelo, que se estranharam na lateral do campo, dava o tom de tensão da partida decisiva – os dois levaram cartão amarelo na confusão. O jogo ficou mais travado no meio de campo, com muitas faltas e desarmes, mas nenhum dos times levou grande perigo até o fim da primeira etapa.

Mesmo com o placar não sendo o ideal para nenhum dos times, os dois times voltaram sem alterações para a segunda etapa. O Fantasma não queria perder a invencibilidade dentro de casa e garantir o resultado que confirmaria o título da Série D, enquanto o Globo ainda sonhava em fazer mais gols para, pelo menos, levar a decisão para os pênaltis.

O nervosismo e a ansiedade pelo fim dos últimos 45 minutos do campeonato prejudicaram o futebol do Operário, que não conseguia trocar passes e cometia erros que, visivelmente, eram provocados pela tensão de ficar cada segundo mais perto do troféu. Assim que passava da intermediária, o time se perdia em campo e não conseguia completar as jogadas de ataque. A primeira boa chance foi aparecer só aos 10 minutos, com Batatinha chutando de fora da área para boa defesa de Dasaev.

A boa chegada de Jean Carlo pela direita, que não encontrou ninguém no meio da área, parecia um presságio para o primeiro gol do Fantasma. Robinho chegou ainda mais perto do gol de empate em cobrança de falta da entrada da área. A partir dos 20 minutos, o Globo parecia consciente de que não teria condições de fazer os gols que precisava e o ritmo da partida caiu bastante.

Com o resultado ‘favorável’, o Operário se conformou em tocar a bola no meio de campo e explorar os buracos na defesa do Globo. Cansado, o time potiguar colocou todos os jogadores o campo de defesa e se preocupou mais em garantir a ‘vitória de honra’ do que, necessariamente, buscar o resultado que levaria a decisão por pênaltis. Até a torcida ficou mais quieta com o jogo ‘sonolento’ que se formou na segunda etapa.

O torcedor só foi acordar aos 32, quando Sosa dividiu com o goleiro Dasaev e a bola entrou – o árbitro marcou falta do zagueiro alvinegro e anulou o gol. A jogada animou até mesmo os atletas que estavam em campo, que voltaram a pressionar o Globo em busca do empate. O time potiguar cozinhou o jogo o máximo possível, mas a festa da torcida tomou conta das arquibancadas do Germano Krüger e do Parque Ambiental.

O trânsito e a embriaguez

O trânsito e a embriaguez...

Startups de PG buscam crescimento com apoio do Sebrae

Startups de PG buscam crescimento com apoio do Sebrae...

Capa da edição desta sexta-feira (22/09/2017) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (22/09/2017) do JM...

Agosto registra 167 novas vagas de trabalho em PG

Agosto registra 167 novas vagas de trabalho em PG...

Intenção de consumo do paranaense é a maior desde 2015

Intenção de consumo do paranaense é a maior desde 2015...

Luzes em prol da vida: cuidados com os faróis para um trânsito seguro

Luzes em prol da vida: cuidados com os faróis para um trânsito seguro...

Universidade Positivo anuncia vestibular de verão

Universidade Positivo anuncia vestibular de verão...

PG recebe encontro de carros e caminhões antigos

PG recebe encontro de carros e caminhões antigos...

Rubro-negro reforça treinos para o jogo contra o Santos

Rubro-negro reforça treinos para o jogo contra o Santos...

Obras da Sanepar na face norte pode desabastecer 40 mil pessoas em PG

Obras da Sanepar na face norte pode desabastecer 40 mil pessoas em PG...

Bom Dia Astral: Confira seu horóscopo para sexta-feira (22/09)

Bom Dia Astral: Confira seu horóscopo para sexta-feira (22/09)...

UEPG abre hoje os Jogos Estudantis da Primavera

UEPG abre hoje os Jogos Estudantis da Primavera...

Vagas na Agência do Trabalhador para sexta-feira (22/09)

Vagas na Agência do Trabalhador para sexta-feira (22/09)...

PRF apreende R$ 2 milhões em cigarros contrabandeados

PRF apreende R$ 2 milhões em cigarros contrabandeados...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS