PUBLICIDADE

PG aposta na cultura como ferramenta de transformação

Iniciativas da Fundação de Cultura pretendem fomentar o surgimento de novos talentos locais

Imagem ilustrativa da imagem PG aposta na cultura como ferramenta de transformação

Iniciativas da Fundação de Cultura pretendem fomentar o surgimento de novos talentos locais 

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Cultura, além de assegurar um número maior de eventos e apresentações artísticas com entrada gratuita neste ano, também vem apostando na promoção de atividades culturais que tenham como “pano de fundo” a transformação de crianças e adolescentes.

Uma dessas ações foi colocada em prática na última terça-feira (25). A Escola Municipal General Aldo Bonde, no Conjunto Residencial Lagoa Dourada, abriu as portas para a primeira edição do projeto “Vivências Literárias”. A iniciativa inédita deve atingir o público docente e discente do Sistema Educação para Jovens e Adultos (EJA) e tem a parceria da Editora Estúdio Texto.

O diretor do Departamento de Cultura, Eduardo Godoy, explica que o projeto visa oportunizar aos jovens e adultos do EJA conhecerem a literatura local através do contato entre público e autor. “A parceria com a Editora Estúdio Texto vem de encontro com nosso objetivo de divulgar os escritores locais e incentivar o interesse pela literatura ponta-grossense”, aponta. Quinzenalmente, os escritores irão às escolas públicas para ministrar palestras e oficinas, no período noturno.

A primeira oficina do projeto foi ministrada por Renata Regis Florisbelo, com o tema “Quem mexeu no meu Haicai?”. A atividade, de uma hora, teve duas rodadas de escrita com o objetivo de ensinar sobre o haicai e as características da escrita nessa modalidade. Na primeira parte, os participantes escreveram sobre temas livres e no segundo momento transformaram os textos que foram escritos.

Florisbelo acredita que a interação entre público e escritor é sempre enriquecedora e que o projeto permite ao autor instigar o interesse pela escrita e pela leitura no público. Para a escritora, a parceria com a Editora Estúdio Texto cumpre um papel de divulgação dos autores locais. “Entendo como primordial divulgar os autores da nossa região, valorizando a própria identidade dos Campos Gerais. A diversidade de autores oportuniza o exercício de escolha dos leitores encontrando a própria identidade e afinidade”, afirma Florisbelo.

Renata tem dez livros publicados. Atua como gestora da qualidade e meio ambiente em área fabril, integrando vivências empresariais com conceitos e práticas filosóficas e existenciais. É membra efetiva da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), como 1ª Ocupante da Cadeira Nº 6, e integra ainda a Academia Ponta-grossense de Letras e Artes e o Centro Cultural Professor Faris Michaele.

Oficinas pretendem estimular artes visuais

Qualquer manifestação de artes visuais promove a democratização dos espaços públicos para o exercício da criatividade, elevando a autoestima de seus participantes. Este é o objetivo do projeto “Diversão e Arte”, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa.  Trata-se de uma ação cultural voltada à valorização das artes visuais, em suas mais variadas formas de expressão, com oficinas direcionadas a crianças e adolescentes de todo o município, com idades entre 7 a 18 anos. Ministradas pela oficineira e artista visual Mariângela Digiovanni, as oficinas visam cumprir com os objetivos e estratégias do segmento das artes visuais estabelecidas nas Conferências Municipais de Cultura. O trabalho resultante das oficinas de artes visuais culminará na montagem de uma exposição coletiva no final do ano. As oficinas vão acontecer a partir do mês de maio, todas as terças-feiras, das 14h30 às 17h, na Estação Arte. Mais informações e inscrições na Estação Arte, localizada na Rua Benjamin Constant, 404, Centro, ou pelo telefone (42) 3901-1209.

Programação   

Shows gratuitos neste final de semana

Além dos projetos de promoção da Cultura, neste final de semana será encerrada a programação de Páscoa no Parque Ambiental. Três shows gratuitos prometem levar muita gente ao centro da cidade no sábado (29). A programação será iniciada às 16h30 com a banda “João D´Barros”. Na sequência sobem ao palco instalado ao lado da pista de skate a “Grooverkill” (18 horas) e, por fim, “Ursos Caipiras” (19h30). Já o domingo (30) será voltado para as crianças com os shows infantis do Palhaço Picolé (15 horas), Backyardigans (17 horas) e Bob Esponja (18 horas).

Rotary põe em prática projeto de leitura

Os clubes de Rotary de Ponta Grossa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, estão promovendo o projeto "Linha de Leitura". A iniciativa, em caráter piloto, vem sendo desenvolvida nas escolas municipais Deodoro Alves Quintiliano e Professora Agenoridas Stadler, ambas localizadas no bairro do Cará-Cará. O projeto de estímulo a leitura consiste no treinamento dos pedagogos, professores e profissionais interessados, com o objetivo de acompanhar a implantação e dar continuidade as ações, no intuito de identificar o nível de leitura dos alunos. Depois, os alunos já com os livros adequados ao seu nível, realizam atividades de leitura em voz alta e em duplas para o desenvolvimento, estímulo e melhora na leitura. As atividades são realizadas por um período de tempo, aproximadamente 15 minutos. Na primeira fase estão sendo atendidos mais de 200 crianças, da terceira a quinta série do ensino fundamental.  

PG aposta na cultura como ferramenta de transformação
PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação PG aposta na cultura como ferramenta de transformação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE