PUBLICIDADE

Música Clássica atravessa gerações em PG

Urbe desse final de semana mostra como expoentes do estilo clássico influenciaram e ainda seguem estimulando novos artistas locais

Newton Schner Jr. lança hoje seu CD “Viaggio in Italia”. A apresentação será 
no Centro de Cultura, 
às 20 horas
Newton Schner Jr. lança hoje seu CD “Viaggio in Italia”. A apresentação será no Centro de Cultura, às 20 horas -

Quem se dedica a pesquisar um pouco da história musical de Ponta Grossa certamente não consegue dissociar a efervescência local do estilo clássico. A Orquestra Sinfônica (OSPG) do município, bem como a Banda Lyra dos Campos, o Conservatório Musical Maestro Paulino Martins Alves e o Coro Cidade são alguns dos exemplos que se perpetuaram no tempo.

Em cada uma dessas – aqui consideradas celeiros culturais da cidade - sempre despontam personalidades que, despretensiosamente, ou tendo como única preocupação chegar à nota perfeita, se tornaram referências para as futuras gerações.

É o caso de Gabriel de Paula Machado, nascido por aqui em abril de 1924, hoje com 92 anos. Filho de Maria Luiza de Paula Xavier Machado, professora de piano e diretora da primeira escola de música do município, foi responsável não só por descobrir talentos ponta-grossenses. Coube a ele, em sua passagem pela capital do Estado, a fundação da Orquestra Estudantil de Concertos e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Em solo princesino atuou como pianista da OSPG e organista na Catedral Sant’Anna.  “Machado é uma pessoa singular que contribuiu de forma significativa na construção da identidade musical de nossa cidade por meio de seu talento como professor, maestro, pianista e compositor”, afirma o maestro e diretor artístico da OSPG, Jorge Augusto Scheffer.

Outro expoente local – não natural de Ponta Grossa, mas ponta-grossense de coração - foi Waslau Ludovico Borkowski. O som característico de seu violino foi silenciado no ano passado, aos seus 97 anos de idade. Cofundador da OSPG, atuou ativamente nos palcos até 2011, ainda com 93 anos. Sua história foi eternizada em um documentário intitulado “Momento de Spalla”.

Já na nova geração, temos o também pianista Newton Schner Jr. de 30 anos de idade. O artista lança neste sábado seu CD “Viaggio in Italia”, às 20 horas, no Centro de Cultura. O material foi gravado em Roma. Esse será o primeiro concerto no Brasil após seu tour pela Europa. “As composições seguem uma proposta sensível, romântica, de comunicação com a alma”, comenta Newton. O evento será dedicado à memória de Pedro Ruta, Genoveva Paczkowski, Hélio Ferreira, Arthur Krause e Matteo Domenico di Giorgio. Os ingressos custam R$ 10 e já podem ser adquiridos no local da apresentação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE