PUBLICIDADE

Culinária mundial ganha espaço em Carambeí

Parque Histórico terá opção de pratos de 16 nacionalidades em evento neste final de semana

Festival acontece em ambos os dias das 10h 
às 22 horas
Festival acontece em ambos os dias das 10h às 22 horas -

Holanda, Indonésia, Alemanha, Argentina, Áustria, Croácia, Canadá, Estados Unidos, França, Suíça, México, Espanha, Itália, Hungria, Síria e Japão - ufa, quase faltou ar. Será pela culinária desses países que os turistas que visitarem o Parque Histórico de Carambeí neste final de semana poderão fazer uma viagem gastronômica. O festival “Sabores do Mundo” acontece em ambos os dias das 10h às 22 horas em uma realização da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC). Com entrada gratuita, o evento é patrocinado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e conta com o apoio da Prefeitura de Carambeí. Entre doces e salgados serão comercializados mais de 50 produtos diferentes, com valores entre R$3 e R$40.

O coordenador cultural da APHC, Felipe Pedroso, comenta que a atividade visa celebrar e incentivar a pluralidade culinária na região. “O Sabores do Mundo refere-se justamente a pluralidade de sabores, isso não significa que estarão expostos pratos típicos de todos os países do mundo, por se tratar de um espaço museal com bases culturais, dá significado a uma escolha apenas para servir alimentação inspirada na cultura gastronômica de determinados países. Deste modo, expandimos a cartela de alimentação e não ficamos presos apenas às etnias presente em Carambeí”, revela, aproveitando para justificar a escolha do nome com o qual o evento foi batizado.

Ana Cristina Siqueira, turismóloga da instituição comenta que é importante que a coordenação cultural do Parque invista em realizar atividades como o festival, pois atualmente o turista visita o museu em busca de novas experiências. “Ter um evento relacionado à gastronomia típica trará inúmeros impactos positivos devido ao intercâmbio cultural proporcionado pela degustação de diferentes pratos, por indivíduos de diferentes localidades e que cada vez mais procuram vivenciar coisas novas”, diz. Para ela, o fomento do turismo traz benefícios aos município e estimula a gastronomia local a romper barreiras. “Eventos como este agregam valor a comunidade, pois o turismo traz desenvolvimento econômico, cultural e social”, finaliza.

O delicado e peculiar ‘Stroopwafel’

Possivelmente o “stroopwafel” tem sua origem na cidade holandesa de Gouda, onde foram assados pela primeira vez em 1784. A história diz que um padeiro fez um experimento com uma massa de migalhas de bolo que ele prensou numa chapa de ferro e em seguida despejou calda de caramelo. Com um sabor delicado e peculiar, a receita só pode ser realizada por conta do mercantilismo adotado pelos holandeses. Das especiarias asiáticas fez-se a mistura da massa e do cultivo da cana-de-açúcar do Suriname, uma de suas colônias, pode-se produzir o caramelo. Este possivelmente tenha sido então, o primeiro “stroopwafel” feito na história, que rapidamente se tornou imensamente popular.  O famoso doce chegou em Carambeí e região em 1948 pelo padeiro holandês Gerard Ellinus Jonker, que abriu sua padaria na então Colônia Carambehy. Sua família herdou a técnica e a tradição, resistiu à tecnologia e a produção em larga escala. Na atual fábrica de Bolachas Holandesas Jonker procuram manter as mesmas técnicas de produção que eram usadas na época de sua fundação.

O doce sabor holandês

Muitas pessoas pensam que os “poffertjes” são tipicamente holandeses. Porém, sua origem remonta à Revolução Francesa, onde foi desenvolvida a receita por monges franceses. Naquela época quase toda a farinha apreendida por Napoleão era destinada para alimentar seu exército. Isto criou uma escassez de farinha para panificação. Os “poffertjes” surgiram então a partir da experiência com uma mistura de farinhas. Por meio de escambo com mascates, seguidores dos acampamentos e especialmente os feirantes europeus, o “poffertjes” chegou à Holanda. Introduzidos nas tradicionais feiras de rua, as “panquequinhas” se popularizaram rapidamente, uma prova disto é que na feira de Amsterdã de 1875 foram produzidos uma média gritante de 700 fornadas de poffertjes, em torno de 18 mil unidades por dia. Atualmente na Holanda eles podem ser saboreados em mercados, quiosques, restaurantes, feiras e festas.

Tortas

Além de todas essas delícias, Carambeí também se consolidou como a “Cidade das Tortas”. Essa cultura movimenta a economia da cidade durante o ano todo, atraindo diversos turistas. Entre as opções mais pedidas estão a de damasco, morango, prestígio, chocolate, cheesecake de amoras e a típica holandesa. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE