PUBLICIDADE

Período do plantio de milho e soja na região é alterado

Com a alteração do zoneamento, produtores poderão plantar soja a partir do dia 11 de setembro

Imagem ilustrativa da imagem Período do plantio de milho  e soja na região é alterado
-

A janela do plantio dos dois principais cultivos de verão da região, a soja e o milho, foi alterada. Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) um novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), que encurta o plantio do milho em dez dias, em média, nos municípios da região dos Campos Gerais, e amplia o plantio da soja entre 10 e 20 dias, dependendo do município. As regras já valem para esta safra 2017/2018.

No caso específico da região dos Campos Gerais, o plantio do milho poderia ser iniciado no dia 1º de setembro na maior parte deles. Agora essa janela foi alterada, recomendado o plantio a partir do dia 11 de setembro. No caso da soja, a janela variava, iniciando no dia 21 de setembro em alguns municípios e dia 1º de outubro em outros. Agora há a permissão também a partir do dia 11 de setembro.

Os estudos de zoneamento foram objeto do debate técnico entre cooperativas, agricultores, Mapa e Embrapa, em reuniões realizadas em Curitiba e em Londrina. “Nossas cooperativas tiveram uma importante participação neste trabalho, subsidiando as decisões do Mapa e da Embrapa com o conhecimento específico sobre as regiões”, afirma o analista técnico da Ocepar, Gilson Martins. 

Luiz Alberto Vantroba, economista do Deral na região, afirma que essa modificação permite um melhor aproveitamento. “Segundo algumas experiências feitas por agricultores de soja, esse plantio alguns dias antes do zoneamento antigo permitia uma resposta melhor”, explica. Ele lembra que o é importante os agricultores seguirem o zoneamento para garantir os financiamentos. “Além disso, se plantado fora da época recomendada, a plantação estaria descoberta do seguro rural”, completa.

Vazio Sanitário é alterado

A Agência de Defesa Sanitária do Paraná (Adapar) antecipa o início do vazio sanitário no Paraná, de acordo com a portaria nº 202, de 19 de julho de 2017. O vazio sanitário da soja no Paraná será de 10 de junho a 10 de setembro, mudança a qual foi feita para adequar o período do vazio sanitário ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático. A portaria vale a partir da sua publicação, ou seja, o vazio sanitário termina no dia 10 de setembro. Assim, nesse ano, excepcionalmente, o Paraná terá 85 dias de vazio sanitário. A partir de 2018, o vazio no Paraná volta a ser de 90 dias.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE