PUBLICIDADE

Safra de inverno será a maior desde 2010

Impulsionado pela tecnologia e condições de clima favoráveis, rendimento do trigo supera 3,5 mil kg/ha

Imagem ilustrativa da imagem Safra de inverno será a maior desde 2010

A região dos Campos Gerais terá a maior safra de inverno dos últimos anos. Com cerca de 90% do trigo já colhido, a média de produtividade por hectare passa de 3,5 mil quilos, acima até do esperado pelas primeiras projeções. Em relação ao ano passado, quando essa média foi de 3,02 mil quilos, há um crescimento de aproximadamente 20%. Mais do que apenas a quantidade, a qualidade também está acima da média. Os números são do núcleo regional do Departamento de Economia Rural em Ponta Grossa, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, que abrange 18 municípios.

“Há vários anos não acontecia uma safra tão boa, tanto qualidade, quanto pela produtividade, que, inclusive está acima de 3,5 mil quilos, no caso do trigo, e vai superar essa marca”, explica o economista do Deral na região, Luiz Alberto Vantroba. Assim, seguindo essa média, deverão ser colhidos mais de meio bilhão de toneladas do grão nos Campos Gerais. A área plantada neste ano é de 141,5 mil hectares. Duas coisas foram primordiais para essa alta no rendimento: a evolução da tecnologia, tanto no cultivo quanto no plantio, com a modernidade nas máquinas, e o clima bastante favorável – fator que causou o baixo rendimento em 2015. Há propriedades, inclusive, que tem uma colheita bastante superior à média. “Vários produtores passaram de 4 mil quilos por hectare, alguns até a marca de 4,5 mil, rendendo 180 sacas por hectare. Mas, por ser uma média, cai um pouco”, completa. Este rendimento, como explica Vantroba, é o maior desde 2010.

Nestes últimos anos, antes de 2016, o maior rendimento foi registrado em 2011, de 3,47 mil quilos por hectare. Nos anos seguintes esse rendimento foi de 3,1 mil (2012), 3,15 mil (2013) e de 3,44 mil (2014).

Produtividade da cevada também está acima da média

Outro cultivo com rendimento acima da média na região é o da Cevada. Embora haja o registro de uma redução de 25% na área plantada, de 12,8 mil hectares para 9,6 mil hectares, o rendimento passará de 2,6 mil para 3,9 mil, ou seja, uma alta de 50%. Com isso, a produção será de 37,6 mil quilos, acima dos 33,7 mil registrados no mesmo período no ano passado. “A cevada já está 100% colhida. Estamos com o rendimento de 3,9 mil quilos por hectare. E é uma venda diferente da do trigo, já que a maioria é feita por contrato: é fixado um valor por ocasião do plantio que se mantém ao cumprir o contrato”, resume Vantroba, ao afirmar que esse produto é entregue diretamente para as indústrias, sendo a maioria para Guarapuava.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE