PUBLICIDADE

Região busca a modernização da pecuária para elevar produtividade

Comissão Regional da Pecuária de Corte e produtores realiza visitação a fazendas da agropecuária ‘Guapiara'

Imagem ilustrativa da imagem Região busca a modernização da pecuária para elevar produtividade
-

Cerca de 15 pessoas de Ponta Grossa e região participaram, na semana passada, de uma excursão organizada pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa a fazendas da Agropecuária Guapiara. Com grande destaque e reconhecimento em produtividade, o principal objetivo da visitação a essas unidades foi a absorção de conhecimento para o desenvolvimento pecuário regional. Essa expedição faz parte do Plano Integrado de Desenvolvimento de Bovinocultura de Corte no Paraná – Pecuária Moderna, lançado em agosto do ano passado.

O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, declara que participaram dessa visitação os integrantes da Comissão Regional desse projeto na região e alguns produtores rurais. Foram dois dias de visitações às fazendas, onde os ruralistas e técnicos acompanharam a metodologia empregada desde o processo de cria, passando pelo de confinamento e engorda, até chegar à reprodução, com transferência de embrião, inseminação artificial, fertilização in vitro. Segundo Ribas Netto, a propriedade conta apenas com gado ‘Brangus’, tanto o comercial para engorda, quanto o ‘puro’.

“A pecuária de corte precisa, nessa questão de modernização, ter um modo mais sistemático”, declara. Ele compara que, para a agricultura, se tem uma espécie de receita de bolo, que dá resultado, basta plantar a semente, adotar os passos corretos, que, provavelmente, irá obter o valor esperado. “O que eles fazem lá é mais ou menos isso. Adotam padrões para desmamar com oito meses, e separam os com pesos diferentes. Na inseminação, eles também têm várias condições – há uma quantidade de unidades por hectare e quantos quilos engordam por dia. Então eles têm várias condições, que podem passar para sair de uma pecuária mais subjetiva para uma mais objetiva”, relata.

Além dessa, outras visitações já foram realizadas em propriedades, e novas serão realizadas. “Já planejamos outros eventos para a região porque vemos uma realidade do Guapiara, vemos outra em outro local, então o objetivo é adequar essa realidade à região, ao trabalho de cada um”, completa, afirmando que há o trabalho para a formação de técnicos regionais, através de um curso, para que possam dar assistência nas propriedades e chegar ao objetivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE