PUBLICIDADE

Portal aRede e JM divulgam pesquisa eleitoral nessa quinta

Sondagem será divulgada nessa quinta-feira (29), três dias antes do primeiro turno da eleição municipal

Imagem ilustrativa da imagem Portal aRede e JM divulgam pesquisa eleitoral nessa quinta

Sondagem será divulgada nessa quinta-feira (29), três dias antes do primeiro turno da eleição municipal

O portal aRede e o Jornal da Manhã divulgam nessa quinta-feira (29) uma pesquisa sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-05296/2016 e será realizada pela empresa Opinião Pesquisa e Assessoria de Curitiba. Contratada pelo portal aRede, a pesquisa terá 600 pessoas entrevistadas em 17 bairros do município.

Além da sondagem da votação para a eleição do próximo dia 2 de outubro, a pesquisa também trará perspectivas sobre um possível segundo turno na disputa municipal para prefeito. Em 2016, além do atual prefeito, Marcelo Rangel (PPS), o município tem outros quatro candidatos ao cargo. Também participam da disputa o deputado federal Aliel Machado (REDE), o vereador Julio Küller (PMB), Professor Gadini (PSOL) e Leandro Soares (PPL).

O levantamento quantitativo e qualitativo será realizado com abordagem pessoal em domicílios na cidade. As entrevistas serão realizadas nessa segunda-feira (26) e a margem de erro da sondagem é de 4%, para mais e para menos. A pesquisa também levará em conta a divisão do eleitorado do município entre homens e mulheres – segundo o TSE o eleitorado é composto de 46,7% de eleitores do sexo masculino e outros 53,3% do sexo feminino.

A amostra respeitará os índices de população urbana (97,8%) e rural (2,2%), levando em conta dados do IBGE de 2010. Todas as entrevistas serão realizadas por profissionais da empresa Opinião Pesquisa e Assessoria, devidamente identificados. Após as entrevistas, os questionários serão tabulados e checados – o levantamento também trará dados sobre sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do eleitor.

Pesquisa mostrará rejeição dos candidatos

A sondagem realizada nessa segunda-feira (26) também trará dados sobre a rejeição de cada um dos cinco candidatos a prefeito. Além do índice de rejeição, os entrevistados serão questionados com perguntas estimuladas (quando o nome do candidato é oferecido ao entrevistado) e também com questões espontâneas em que o próprio eleitor sugere o nome do prefeiturável em que pretende votar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE