PUBLICIDADE

Deputado Péricles crítica mudança no Ministério da Cultura

Deputado estadual criticou fusão de pastas promovida por Michel Temer

Imagem ilustrativa da imagem Deputado Péricles crítica mudança no Ministério da Cultura

Incentivador das questões culturais e criador do Conselho da Paz, o deputado estadual Péricles de Mello (PT) criticou a extinção do Ministério da Cultura. A decisão foi tomada pelo interino, Michel Temer, que fundiu a pasta da Cultura com o Ministério da Educação - com isso, a gestão cultural perdeu o status de ministério. “O Ministério da Cultura tem um valor simbólico. O que move a mente e o coração das pessoas é a cultura”, escreveu o deputado nas redes sociais. Temer voltou atrás e voltou a conceder ao setor da Cultura status de Ministério

Temer anunciará hoje rombo nas contas

A chamada ‘herança maldita’ do Governo Dilma (PT) deverá ser anunciada hoje (23) pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB). O anúncio faz parte de uma tentativa de realizar um contraponto ao governo da petista e expor aos brasileiros a “real” situação das contas públicas. Temer analisa agora se o comunicado será feito em um pronunciamento nas redes de TV e Rádio ou em uma coletiva de imprensa.

Termo era usado pelo PT

O termo ‘herança maldita’ era o mesmo usado pelo Partido dos Trabalhadores quando assumiu o Governo Federal, na transição entre FHC e Lula. Na época, os petistas usavam o termo para se referir aos problemas deixados pelo governo anterior. Mais de uma década depois, Temer evita o termo ao falar da situação fiscal herdada por Dilma.

Revisão da meta fiscal

Um dos objetivos de Temer é dar um panorama sobre qual é a real situação fiscal das contas públicas brasileiras e com isso enviar uma revisão de meta para a Câmara - a expectativa é que o rombo nas contas fique na casa dos R$ 150 bilhões. A estimativa da situação será atualizada por um levantamento feito pelos novos ministros de Michel Temer. A ideia do presidente interino é mostrar que a governo não está paralisado e funciona, mesmo diante das dificuldades.

‘Centrão’ recebeu interferência 

Michel Temer também já tentar interferir na formação de grupos na Câmara. Com a necessidade de apoio no Congresso, Temer convenceu o ‘Centrão’ a desistir da formalização como bloco partidário - o grupo reúne dissidentes da oposição. Diante de ter a base de apoio formalmente dividida, Temer interveio e conseguiu que o grupo recuasse. O Centrão e o resto da base de Temer divergem sobre várias questões, entre elas a situação de Eduardo Cunha (PMDB), presidente afastado da casa.

Nota Fiscal Social 

Marcio Pauliki (PDT) apresentará nessa semana o projeto da Nota Fiscal Social. Baseado na iniciativa do Governo do Paraná, a iniciativa de Pauliki quer dar a oportunidade de entidades beneficentes receberem doações através do programa. Caso o contribuinte não queira colocar o CPF na nota, ele poderá indicar uma empresa para receber o benefício.

Audiência

A ‘Frente Parlamentar contra a renovação das concessões’ realiza hoje (23) a primeira audiência pública comandada pelo grupo. O encontro acontecerá na sede da Acipg, a partir das 19h30, e reunirá deputados estaduais e federais. A ‘Frente’ quer ampliar o debate sobre o tema das concessões com a sociedade civil organizada.

Repactuação pode voltar ao debate

A repactuação dos contratos de pedágio no Paraná poderá voltar ao debate. De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), João Chimanozzo Neto, a liminar que impedia qualquer negociação foi cassada. Mas com o clima instável na politica nacional, o debate sobre a renovação dos contratos com as empresas responsáveis pela concessão foi deixado de lado. Segundo Chimanozzo, nos atuais moldes contratuais, a tarifa do pedágio no Estado não pode diminuir.

Câmara volta a ter pauta ‘esvaziada’

O Legislativo de Ponta Grossa deverá ter uma sessão ‘amena’ na tarde dessa segunda-feira (23). A ordem de discussão no Legislativo prevê projetos que concedem títulos de cidadão honorário e nomeiam ruas do município, além de iniciativas de autoria do poder Executivo sobre a alienação de bens. Além disso, os vereadores também discutirão um pedido de crédito adicional para a secretaria de Saúde e um projeto que regulamenta repasses para o entidades da área de esportes da cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE